Futebol

Onde será a Copa do Mundo 2026 da FIFA? Disputa será em 3 países

Saiba onde será realizada a Copa do Mundo de 2026, produzida e organizada pela FIFA

Escrito por

A Copa do Mundo no Catar mal começou e os torcedores já estão ansiosos para saber tudo sobre a próxima edição do torneio mais badalado do futebol. Idealizado pela FIFA, a edição de 2026 contará com mudanças desde o sistema de disputas até o local. Saiba onde será a Copa do Mundo 2026 e como vai funcionar.

VEJA: Por que a Copa de 2026 será em três países?

Veja as cidades da Copa do Mundo 2026?

A Copa do Mundo em 2026 será disputada no Canadá, México e Estados Unidos, países da América do Norte e Central (os mexicanos também fazem parte).

Esta será a primeira que vez que um trio vai sediar a Copa do Mundo da FIFA. A candidatura do grupo chamado de "United" foi escolhida em votação por 134 a 65 em 2018, durante o 68º Congresso da FIFA em Moscou, na Rússia. Além disso, a competição de seleções estará de volta à América do Norte depois de 32 anos.

A grande novidade é que 48 seleções vão disputar a Copa do Mundo em 2026. Por isso, a entidade optou por definir em três países sedes na competição, aumentando assim o número de estádios e casas para os jogos.

O Canadá vai receber pela primeira vez uma Copa, enquanto Estados Unidos e México já receberam a competição nos anos de 1994, 1970 e 1986 respectivamente.

Serão 16 cidades no Mundial de Seleções em 2026 entre os três países, sendo duas no Canadá, três no México e onze nos Estados Unidos, maior país e consequentemente o local com mais sedes.

Confira todas as cidades da Copa de 2026:

 

Canadá: Vancouver e Toronto.
México: Cidade do México, Guadalajara e Monterrey.
Estados Unidos: Boston, Los Angeles, Seattle, São Francisco, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Filadélfia, Miami e Nova York

Como funcionará a Copa com 48 seleções?

Três países como sede na Copa do Mundo de 2026 não será a única novidade na próxima edição. A FIFA indicou que o modelo de sistema do torneio permanece o mesmo, mas o número de seleções participantes no torneio é que vai mudar.

Pela primeira vez na história, serão 48 seleções na Copa do Mundo. A FIFA ainda não definiu o novo modelo de disputa da competição, mas algumas opções são levadas em consideração.

A entidade pode escolher o modelo de formato com 16 grupos com três seleções, onde os vencedores avançam para a fase 16-avos, uma espécie de segunda fase. Depois, vem as oitavas de final, quartas, semifinal e a final.

Outra opção é considerar 12 grupos com quatro seleções cada ou até mesmo dois lados com 24 integrantes cada. O modelo será escolhido pela FIFA em 2023. Serão 80 jogos e um aumento de 25%.

Em cada continente as vagas aumentarão significativamente, ou seja, os países terão mais chances de participarem da Copa do Mundo da FIFA.

 

Quando vai ser a Copa do Mundo 2026?

A Copa do Mundo de 2026 ainda não tem data marcada pela FIFA. No momento, a atual preocupação é o evento no Catar, onde as trinta e duas seleções brigam pela taça dourada mais desejada por torcedores.

O sorteio de grupos, entretanto, está marcado para dezembro de 2025. Como esperado, a TV Globo também vai manter os direitos de transmissão em 2026, com exclusividade na TV aberta e também em operadoras de TV por assinatura com os canais do Sportv.

Também vai dar para assistir online e de graça ao vivo.

 

Leia também:

Entenda o significado do mascote das Olimpíadas 2024

Tem VAR na Copa do Mundo de 2022 no Catar?

Saiba quais são os 5 critérios de desempate da Copa do Mundo 2022

Última modificação em 13/12/2022 10:27

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por