Por que a Copa de 2026 da FIFA vai ser em 3 países?

Entenda porque a FIFA optou por escolher três sedes diferentes na copa do Mundo de 2026

A Copa do Mundo de 2026 já tem data marcada pela FIFA. A edição no Catar ainda não acabou, mas o torcedor já busca as informações para saber os detalhes da próxima competição de seleções, especialmente porque será a chance do Brasil conquistar o hexa. Mas por que a Copa de 2026 da FIFA vai ser em 3 países?

Leia também: Como são definidas as seleções que participam da Copa do Mundo de 2026?

Onde vai ser a Copa de 2026?

A Copa do Mundo da FIFA em 2026 vai ser disputada na América do Norte e Central, entre os países do Canadá, Estados Unidos e México. Sob o nome "United", a candidatura foi escolhida por votação em 2018.

Mas qual é a razão de três países sediarem o Mundial da FIFA, algo jamais visto? O motivo é bem simples. Com o aumento no número de seleções, de 32 para 48, a logística das equipes, trabalhadores das entidades, comissão técnica, jogadores e até mesmo torcedores será maior.

Com o aumento nas seleções, um país só poderia não dar conta de todo o trabalho que é realizado em uma Copa do Mundo. Por exemplo, dois jogos não podem ser realizados na mesma cidade devido à logística e segurança. Quanto mais cidades e opções, melhor para a quantidade de jogos que será disputada.

Até mesmo em dois países, mesmo que grandes, não seria possível a realização. Para evitar uma trabalhosa locomoção, a FIFA optou por escolher três nações, aumentando significativamente o número de cidades.

Estados Unidos recebeu a Copa do Mundo em 1994 enquanto México foi sede em 1970 e 1986. Esta será a primeira vez do Canadá.

Cidades-sedes na Copa de 2026

Dezesseis cidades foram escolhidas pela FIFA para receberem os jogos da Copa do Mundo em 2026, entre Canadá, Estados Unidos e México.

Canadá: Vancouver e Toronto.
México: Cidade do México, Guadalajara e Monterrey.
Estados Unidos: Boston, Los Angeles, Seattle, São Francisco, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Filadélfia, Miami e Nova York

Copa de 2026
Mapa indica os países da copa. Foto: reprodução google maps

Como vai funcionar a Copa do Mundo de 2026?

O maior número de seleções em campo e o aumento para três países não são as únicas novidades na 23ª edição da Copa do Mundo. Para assegurar uma competição justa, a FIFA vai alterar também o modelo de sistema.

Na fase de grupos, as seleções são divididas em grupos para disputarem em pontos corridos a classificação até as oitavas de final. Em 2026, a FIFA ainda não decidiu como vai separar as equipes mas, segundo o portal GE, o Comitê da entidade pode optar por 16 grupos de três, 12 grupos com quatro ou duas chaves com 24 integrantes.

O mata-mata será jogado entre a segunda fase (16-avos), oitavas de final, quartas de final, semifinal, terceiro lugar e a final.

O principal objetivo de aumentar o número de participantes é dar chances para as pequenas seleções. Nas Eliminatórias, por exemplo, o caminho será mais fácil já que mais vagas serão disponibilizadas.

Na América do Sul serão seis vagas e mais a da repescagem. Na Europa, por exemplo, vão ser 16 vagas.

Distribuição de vagas na Copa de 2026

Com o aumento de participantes na Copa de 2026, cada continente também garante novas vagas para as Eliminatórias, o processo que classifica as seleções até o Mundial da FIFA.

Cada entidade realiza o seu próprio sistema de classificação. São elas Conmebol (América do Sul), UEFA (Europa), AFC (Ásia), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), CAF (África) e OFC (Oceania).

Mas quantas vagas serão destinadas para cada um?

 

Europa (UEFA): 16 vagas
África (CAF): 9 vagas + 1 na repescagem
Ásia (AFC): 8 vagas + 1 na repescagem
América do Sul (Conmebol): 6 vagas + 1 na repescagem
Oceania (OFC): 1 vaga
América do Norte e Central (CONCACAF): 6 vagas + 1 na repescagem
Repescagem mundial: a definir

 

Leia também:

Quando vai ser a próxima Copa do Mundo da FIFA?

Qual seleção tem mais Copa do Mundo na história do futebol?

A seleção de Portugal tem quantas Copas do Mundo?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes