Quanto Ronaldo pagou no Real Valladolid, da Espanha?

Jogador pertence ao clube de sócios do time espanhol desde 2018, quando decidiu comprar

Com uma história de sucesso nos gramados, Ronaldo Fenômeno também está presente nos negócios envolvendo o futebol fora de campo. Depois de acordar a compra do Cruzeiro por R$400 milhões, torcedores relembraram a primeira aquisição do craque, o Real Valladolid, da Espanha, e se questionaram quanto o Ronaldo pagou no clube.

Quanto Ronaldo pagou para comprar Real Valladolid?

Quando decidiu o primeiro passo na área de investimentos do futebol, Ronaldo Nazário, ex-jogador de 45 anos, viu o Real Valladolid, clube da Espanha, como um bom negócio.

Em setembro de 2018, o clube disputava a primeira divisão do Campeonato Espanhol quando Ronaldo decidiu expandir a sua experiência no mercado, comprando o clube pela bagatela de 30 milhões de euros, isto é, 141 milhões de reais naquela época.

O atleta é dono do grupo de investimentos  Tara Sports, que comprou 51% do clube. Já 20% do Valladolid pertencem simplesmente à Ronaldo, isto é, ele tem 73% ao todo.

Em 2020, o portal Globo Esporte atualizou as finanças do clube após a compra do jogador. O total de dívidas era de 45 milhões de euros, com a receita em 54 milhões também em euro, fechando no verde já que recebe mais do que deve.

Quanto ronaldo pagou no real valladolid
Ronaldo investiu milhões no clube espanhol. Foto: reprodução / real valladolid c. F @realvalladolid

História do Real Valladolid

O Real Valladolid surgiu em 20 de junho de 1928 após a fusão entre os times: Real Unión Deportiva e Club Deportivo Español. Porém, o elenco entrou em campo pela primeira vez em sua história em 22 de setembro naquele mesmo ano contra o Alavés, com uma vitória por 2 a 1.

Depois de bater na trave por tantos anos, o Real Valladolid finalmente conquistou o acesso para a primeira divisão do Campeonato Espanhol em 1948 sob o comando do técnico Barrios, passando o comando para Helenio Herrera. Um ano depois, em 28 de maio, chegou até a final da Copa do Rei pela primeira vez, onde perdeu por 4 a 1 para o Athletic Club.

O clube não conseguiu se manter na primeira divisão por muito tempo, sendo rebaixado e depois subindo novamente entre a primeira, segunda e terceira constantemente até os anos 80. Com a chegada de Eusebio Ríos, o elenco espanhol começou a contar as suas glórias, tendo o seu melhor momento.

O Estádio José Zorrilla foi inaugurado, com capacidade para 33 mil torcedores, estreando em 1982 em vitória com o Clube Atlético. Em 1984, o Valladolid venceu o seu primeiro título importante, a Copa do Rei, além de contar com breves passagens pela Champions League.

Nos anos 2000, o time continuou a sua luta para jogar a elite do futebol espanhol enquanto travava batalhas com as divisões inferiores. Em 2018, Ronaldo comprou o time e deu uma nova perspectiva aos torcedores. Naquela época, o elenco voltou para a primeira divisão, mas depois de duas temporadas caiu em 2020 para a segunda divisão, de onde luta para escapar em 2021.

O Real Valladolid disputa a segunda divisão do Campeonato Espanhol pela temporada 2021/22. Isso porque no ano de 2020 o elenco foi rebaixado depois de terminar em 19ª posição com 31 pontos conquistados.

Agora, em dezembro de 2021, ocupa a 5ª posição com 37 pontos tendo onze vitórias, quatro empates e seis derrotas ao longo da temporada. Além disso, com a situação ruim do elenco também em campo, os torcedores passaram a cobrar Ronaldo fora dos gramados por sua atuação no clube para que voltem até a primeira divisão.

Quanto ronaldo pagou no real valladolid
Estádio do valladolid em 2021, onde disputa a segunda divisão. Foto: reprodução / real valladolid c. F @realvalladolid

Quais são os negócios de Ronaldo Fenômeno?

O ex-jogador é muito atuante na área dos negócios no futebol, tendo parte do Real Valladolid, clube espanhol da segunda divisão, além de ter o comando da agência de marketing esportivo Octagon Brasil e ser sócio da ODDZ Network, ligada aos e-sports e tecnologia.

Ronaldo também é dono da Tara Sports, fundada em 2021 em Madri para comandar a negociação com o Valladolid, tendo a função de prestar serviços de consultoria e assessoria tanto no meio esportivo como artístico, de acordo com informações do portal UOL. O ex-jogador é o único proprietário e sócio. O capital da empresa gira em torno de 21 milhões de euros.

Além disso, Fenômeno também trabalha com projetos sociais. Ele tem uma ONG intitulada de Fundação Fenômenos, criada para ajudar crianças e adolescentes a se tornarem grandes jogadores, além da R9 Gestão Patrimonial e Financeira, para gerenciar atletas.

Antes de comandar expandir os horizontes nos negócios, Ronaldo passou meses em Londres, na Inglaterra, estudando com Sir Martin Sorrell, presidente da WPP, uma das maiores empresas de publicidade do mundo. Sorrell também era sócio da 9ine, agência do atacante no Brasil que fazia pontes de patrocínios com equipes como o Corinthians.

Quanto ronaldo pagou no real valladolid
Ronaldo e ninext, jogador e streamer integrante da equipe do jogador. Foto: reprodução / twitter @ronaldo

Qual era o salário de Ronaldo Fenômeno enquanto jogador?

O atacante defendeu diferentes clubes ao longo de sua carreira. Começou no Cruzeiro, passando por PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e por fim o Corinthians, onde encerrou de maneira belíssima a sua história no futebol.

Ronaldo conquistou inúmeros troféus, desde Campeonato Espanhol, Supercopa da UEFA até duas taças da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira em 1994 e 2002. Além disso, ele também foi agraciado com duas Bolas de Ouro, 1997 e 2002, como o melhor jogador do mundo.

Fora dos gramados, o Fenômeno recebia uma bagatela de salário. Enquanto jogador do Corinthians, no fim de sua carreira, o camisa 10 começou ganhando 400 mil reais por mês e 80% de cotas de patrocínios, um valor abaixo se comparado aos dias de hoje.

A questão era que, com o repasse dos valores de patrocinadores, Ronaldo faturava por mês 2 milhões de reais, de acordo com o portal Globo Esporte. Se as propagandas eram muitas, aí o valor aumentava.

Ronaldo comprou o Cruzeiro em 2021

O Cruzeiro surpreendeu todos os torcedores ao anunciar que Ronaldo comprou o clube mineiro, que o revelou para o futebol, pelo valor de R$400 milhões, isto é, 90% das ações da SAF, Sociedade Anônima do Futebol, logo após a aprovação da lei.

O elenco, que passa por uma difícil situação na Série B do Brasileirão, pode ter uma chance de subir até a elite e, quem sabe, turbinar o time para jogar em campo. Na temporada 2021, o Cruzeiro chegou a passar bom tempo do campeonato na zona de rebaixamento, o que deixou torcedores apreensivos. Porém, no finalzinho da temporada, o time se reergueu e confirmou a permanência por mais um ano na segunda divisão.

Quanto ronaldo pagou no real valladolid
Ronaldo efetuou a compra dezembro de 2021. Foto: reprodução / cruzeiro / pedro carvalho

 

Leia também:

Sorteio da Libertadores 2022: jogos da 1ª e 2ª fase

Você pode gostar também