Maior roubo da história do futebol? Entenda a polêmica da Libertadores

Jogo polêmico pela Libertadores completou 40 anos em 2021

Em 2021, uma das partidas mais polêmicas da história do futebol brasileiro completou 40 anos. O episódio aconteceu em agosto de 1981, Flamengo e Atlético-MG se enfrentaram em partida do grupo 3 da Libertadores para decidir quem se encaminharia para a semifinal, ainda em formato de grupo. No Serra Dourada, em Goiânia, o juiz José Roberto Wright expulsou cinco jogadores do clube mineiro e, por consequência, deu a vitória do jogo para o time carioca por W.O. Relembre o jogo que é tido por muitos, principalmente atleticanos, como o "maior roubo" da história do futebol".

Por que jogo do Flamengo x Atlético-MG de 81 é considerado o Maior roubo da história do futebol?

Naquela edição da Libertadores, apenas dois times de cada país (exceto o que tivesse o atual campeão) teriam vagas para a disputa do torneio continental. Flamengo, campeão brasileiro em 1980, e Atlético-MG, vice campeão, foram os representantes brasileiros na competição. As equipes do mesmo país também dividiriam o mesmo grupo para saber quem avançava de fase. Logo, Mengão e Galo formaram o grupo 3, ao lado de Cerro Porteño e Olímpia, ambos do Paraguai.

Assim foi em cada grupo: o 1 tinha River Plate e Rosário Central, da Argentina, e Deportivo Cali e Junior, da Colômbia; o 2 tinha Peñarol e Bella Vista, do Uruguai, e Estudiantes de Mérida e Portuguesa de Acarigua, da Venezuela. Todos os cinco grupos seguiam essa norma.

O time campeão de cada um avançaria para a semifinal, que, com dois outros grupos (A e B), decidiria os finalistas da edição. O então detentor do título na época, Nacional-URU (vencedor de 1980), entraria direto na semifinal.

Como foi Flamengo x Atlético-MG da Libertadores de 1981?

No Grupo 3, Flamengo e Atlético Mineiro terminaram a fase de grupos com uma campanha quase idêntica: duas vitórias e quatro empates nas seis partidas disputadas. Inclusive, os dois duelos entre os brasileiros foram 2 a 2, tanto no Mineirão, em Belo Horizonte, como no Maracanã, no Rio de Janeiro. Por isso, os times deveriam decidir a classificação em uma partida de desempate, como pré-estipulado antes da competição.

Para um teórica neutralidade, o estádio Serra Dourada, em Goiânia, foi escolhido pela CONMEBOL para sediar o jogo decisivo da Libertadores. A decisão não agradou atleticanos, que queriam jogar no Morumbi, em São Paulo, mas agradou os flamenguistas, que haviam sugerido o palco de Goiás.

Depois, o árbitro José Roberto Wright foi escolhido para apitar a partida, pois os nomes de José de Assis Aragão e Arnaldo César Coelho não agradavam, respectivamente, o time mineiro e o carioca.

Após as decisões serem tomadas, a partida estava marcada para o dia 31 de agosto. Ambos os times partiram do Rio de Janeiro para o Centro-Oeste do Brasil e jogaram o confronto naquela segunda-feira.

O jogo já começou muito ríspido e com divididas fortes entre as equipes, gerando cinco cartões amarelos para o time mineiro e um para o time carioca. Porém, foi aos 33 minutos do primeiro tempo que a situação mudou de vez.

Em jogada no meio de campo, Reinaldo, craque e artilheiro do Atlético-MG, acertou um carrinho em Zico, ídolo do Flamengo, e foi expulso de forma direta com o cartão vermelho. Os jogadores do Galo se irritaram e partiram para cima do árbitro Wright, que tentou controlar a situação e ordenou que o jogo seguisse.

Pouco tempo depois, após falta marcada a favor do time mineiro, Éder e o juiz se entranharam em campo, o que também gerou a expulsão do atacante por Wright. Após o segundo cartão vermelho, os jogadores se revoltaram e os dirigentes do clube de Belo Horizonte invadiram o campo para discutir com o responsável pelo apito. A polícia entrou em campo e se iniciou uma troca de empurrões, xingamentos e discussões de representas do Atlético com o árbitro.

Na sequência, Chico, também do Galo, foi expulso por xingar e insinuar que Wright estava roubando para o time carioca e a diretoria alvinegra mandou que os jogadores, e a comissão técnica, saíssem de campo, em forma de protesto. No meio dessa confusão, Carlos Alberto Silva, treinador, e Palhinha, meio-campista, também receberam o cartão vermelho e estavam de fora do confronto, deixando o time mineiro com sete jogadores no gramado.

Após vários minutos de discussão, o árbitro José Roberto Wright tentou reiniciar a partida com policiais protegendo as beiradas do campo, em uma espécie de cordão humano, e o Atlético-MG apenas com sete jogadores, sendo dois reservas. Instantes depois, o goleiro atleticano João Leite deitou no gramado, sentindo lesão, mas o jogo seguiu normalmente.

Após falta do Flamengo, a maca foi permitida a entrar no campo, mas o responsáveis se recusaram. O árbitro Wright se direcionou ao goleiro mineiro, que estava cercado de companheiros, e após outra discussão, expulsou Osmar Guarnelli, defensor atleticano, que segurava a bola na mão nesse tempo, e sacramentou o fim da partida. Com apenas seis atletas, o Galo perdeu a partida de W.O. para o Flamengo. O que gerou mais confusão no Serra Dourada.

Os jogadores dos times permaneceram em campo após toda a confusão e a equipe de arbitragem saiu do gramado. Wright, saindo em direção ao vestiário, falou para os repórteres: "não poderia permitir a palhaçada".

Apesar do empate no jogo por 0 a 0, o Flamengo foi dado como o vencedor da partida também em decisão da CONMEBOL após análise do ocorrido, mesmo com pedido de anulação do jogo por parte do Atlético-MG. O time carioca avançou para o grupo A da semifinal, terminou em primeiro e enfrentou o Cobreloa, do Chile, na final da Libertadores. Após vencer uma e perder outra, o Mengão saiu vitorioso da partida de desempate e se tornou campeão da edição de 1981 do torneio.

Ainda naquele ano, o Flamengo venceu o Liverpool, da Inglaterra, por 3 a 0 no Japão e foi campeão mundial de clubes.

Depois de muitos anos sem esquecer aquela noite no Serra Dourada, o Atlético Mineiro finalmente conseguiu o título da Libertadores, em 2013, em um time comandado por Cuca e estrelado por Ronaldinho Gaúcho.

Leia também: Agüero tem quantos gols na carreira? Veja números do argentino

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes