Quantos gols a Marta tem em Copa do Mundo de futebol?

Jogadora disputa em 2023 a sexta Copa do Mundo com o Brasil

Seis vezes vencedora do prêmio da FIFA de melhor jogadora do mundo, a brasileira Marta é um ícone do futebol feminino. Em 2023, ela vai disputar a Copa do Mundo pela sexta vez com a Seleção Brasileira em busca do primeiro título. Mas quantos gols Marta tem na competição?

Marta tem quantos gols na Copa do Mundo?

A brasileira Marta tem 17 gols marcados na Copa do Mundo de futebol feminino, garantindo o título de maior artilheira de todos os tempos. Com cinco edições no currículo e prestes a jogar a sexta, Marta pode aumentar o número de gols em 2023, na Austrália e Nova Zelândia.

A jogadora marcou o décimo sétimo gol de pênalti em 18 de junho de 2019, contra a Itália, pela terceira e última rodada da fase de grupos na França. Ela ultrapassou o alemão Miroslav Klose e tornou-se a maior artilheira de Copas do Mundo da história.

Além do título de artilheira, Marta também é a única jogadora a balançar as redes em cinco edições diferentes da Copa do Mundo da FIFA, já que disputou em 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019. A atacante do Orlando Pride terá a chance de aumentar os números em campo.

O primeiro gol de Marta na Seleção Brasileira em Copa do Mundo aconteceu em 21 de setembro de 2003, contra a Coreia do Sul na primeira rodada da fase de grupos. Com apenas 17 anos, a jogadora assumiu a responsabilidade e cobrou o pênalti, garantindo a vitória por 3 a 0 para o Brasil.

Jogadora
Marta conquistou seis troféus de melhor do mundo. Foto: reprodução lucas figueiredo/cbf/flickr

Quem são as artilheiras da Copa do Mundo Feminina?

Marta domina o topo da artilharia da Copa do Mundo de futebol feminino ao balançar a rede 17 vezes. A diferença da brasileira para o segundo lugar de Birgit Prinza e Abby Wambach é de três gols.

Como vai jogar o Mundial de 2023 na Austrália e Nova Zelândia, a brasileira poderá aumentar a vantagem que possui na lista, assim como as concorrentes poderão brigar para tomar a ponta, o que parece difícil.

Confira a lista das maiores artilheiras da Copa do Mundo Feminina.

1) 17 gols: Marta

2) 14 gols: Birgit Prinza (Alemanha) e Abby Wambach (EUA)

3) 12 gols: Michelle Akers (EUA)

4) 11 gols: Sun Wen (China)

5) 11 gols: Cristiane Rozeira e Bettina Wirgmann (Alemanha)

6) 10 gols: Ann Kristin Aarones (Noruega), Heidi Mohr (Alemanha), Christin Sinclair (Canadá) e Carli Lloyd (EUA)

7) 9 gols: Linda Medalen (Noruega) e Hege Riise (Noruega)

Marta foi artilheira na Copa do Mundo de 2007

Com sete gols marcados, Marta assumiu a artilharia do Mundial em 2007, na China. Representando a Seleção Brasileira, disputou a sua segunda edição do torneio da FIFA.

Justamente naquele ano, o Brasil fez a melhor campanha da sua história no futebol feminino. O país passou em primeiro lugar no grupo D ao bater a China, Dinamarca e Nova Zelândia. Só aqui, Marta fez quatro gols.

Depois, nas quartas de final contra a Austrália, por 3 x 2, a atacante marcou um gol de pênalti. Na semifinal contra os Estados Unidos, em triunfo por 4 x 0, Marta fez dois gols em desempenho impecável, chegando a final pela primeira vez na história do país.

Contra a Alemanha, o Brasil perdeu por 2 x 0, com gols de Prinz e Laudehr. Mesmo assim, Marta levou a Chuteira de Ouro da edição e foi a melhor jogadora do campeonato de futebol naquele ano, superando a norte-americana Abby Wambach e a norueguesa Ragnhild Gulbrandsen, com seis gols cada.

 

Leia também:

Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo de futebol feminino?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes