O Brasil já ganhou a Copa do Mundo feminina? Veja o ranking

Seleção Brasileira disputou todas as edições da competição

A Seleção Brasileira de futebol feminino disputará a Copa do Mundo em julho e agosto de 2023 na Austrália e Nova Zelândia. Com Marta, a maior jogadora de todos os tempos, a equipe já disputou todas as edições do torneio, mas quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo de futebol feminino?

Quantas Copas do Mundo o Brasil tem?

Apesar da tradição no futebol, a Seleção Brasileira de futebol feminino nunca venceu a Copa do Mundo, cuja primeira edição foi em 1991. O elenco disputou todas as edições do campeonato da FIFA e até chegou a beliscar o pódio em algumas ocasiões, mas isso sigfinica que em 2023, sob o comando de Pia Sundhage, o Brasil busca o seu primeiro título do Mundial.

Em 32 anos de copa, a melhor campanha do elenco brasileiro foi no Mundial foi em 2007, quando alcançou a final, mas perdeu para a Alemanha. Mesmo com grandes jogadoras no plantel, o time de elite não consegue manter o bom desempenho nas competições e, assim, acaba eliminado.

No ano de 2019, última edição da Copa do Mundo de futebol feminino, o Brasil perdeu nas oitavas de final para a França.

Campanhas da seleção feminina do Brasil em Copas do Mundo

Mesmo sem títulos, a Seleção Brasileira fez boas campanhas entre todas as oito edições. Relembre.

Copa 1991 na China – perdeu na fase de grupos
A China foi o palco da primeira edição da Copa do Mundo de futebol feminino. Apenas doze elencos participaram, incluindo o Brasil após a regulamentação entre a CBF e a CBF em 1983, com o fim da imposição da Era Vargas.

Na fase de grupos, a Seleção Brasileira enfrentou os Estados Unidos, Suécia e Japão por três rodadas. Ganhou das japonesas, mas perdeu para a Suécia e os Estados Unidos, ocupando a terceira posição com dois pontos, eliminado na fase de grupos.

Na final, os Estados Unidos ganharam na Noruega por 2 a 1.

Copa 1995 na Suécia – caiu na fase de grupos
Com doze participantes, a Suécia recebeu a segunda edição da Copa do Mundo de futebol feminino. No grupo A ao lado do Japão, Suécia e Alemanha, o Brasil disputou três rodadas. Ganhou das suecas, mas perdeu para as japonesas e as alemães em goleada. Com apenas três pontos, o Brasil ocupou a quarta e última posição e foi eliminado.

Na final do Mundial, a Noruega bateu a Alemanha por 2 a 0.

Copa 1999 nos Estados Unidos – perdeu nas semifinais
A edição de 1999, nos Estados Unidos, foi a primeira com dezesseis participantes no calendário, incluindo a Seleção Brasileira da CBF. Integrando o grupo B com Alemanha, Itália e México, o time brasileiro fechou a sua participação em primeiro lugar com sete pontos ao derrotar as mexicanas, italianas e empatar com as alemãs.

Na fase final, o Brasil ganhou da Nigéria por 4 a 3 e, na semifinal, perdeu para os Estados Unidos por 2 a 0. Disputando o terceiro lugar, a Seleção ganhou nos pênaltis da Noruega, fechando a sua participação em terceiro lugar, com a medalha de bronze.

Copa 2003 nos Estados Unidos – caiu nas quartas de final
Pela segunda vez consecutiva, os Estados Unidos receberam o Mundial da FIFA. Novamente com dezesseis equipes, a Alemanha venceu a edição e conquistou o seu primeiro título do futebol feminino.

No grupo B, o Brasil com Marta, em sua primeira participação, ficou em primeiro lugar com sete pontos ao vencer a Coreia do Sul, Noruega e empatou com a França. Nas quartas de final, entretanto, a Seleção perdeu para a Suécia por 2 a 1, e se despediu da competição.

Copa 2007 na China – segundo lugar
A edição de 2007, realizada na China, foi a melhor campanha do Brasil na Copa do Mundo feminina. Com a presença de Marta, que disputou o torneio pela segunda vez, o elenco terminou em primeiro lugar no grupo D com nove pontos ao ganhar da Nova Zelândia, China e a Dinamarca.

O elenco sul-americano ganhou da Austrália por 3 a 2 nas quartas de final, os Estados Unidos na semifinal por 4 a 0,

Copa 2011 na Alemanha – perdeu nas quartas de final
A Alemanha foi o palco da Copa do Mundo de futebol feminino em 2011, novamente com 16 seleções incluindo o Brasil. Pelo grupo D, o elenco brasileiro ganhou da Austrália na rodada de estreia, superou a Noruega e de Guiné Equatorial, fechando a participação como líder em nove pontos.

Nas quartas de final, entretanto, a Seleção Brasileira foi derrotada nos pênaltis para os Estados Unidos. Na final, foi a vez do Japão superar as americanas nos pênaltis após o empate em 1 a 1.

Copa 2015 no Canadá – caiu nas oitavas de final
A Copa do Mundo do Canadá foi a primeira com 24 seleções no quadro de participantes. Pelo grupo E, o time brasileiro com Marta em campo ganhou da Coreia do Sul, Espanha e Costa Rica, ocupando a liderança com nove pontos.

Nas oitavas de final, entretanto, o Brasil foi derrotado pela Austrália por 1 a 0. Na final, os Estados Unidos reencontrou o Japão e, desta vez, as americanas levaram a melhor por 5 a 2.

Copa 2019 na França – perdeu nas oitavas de final
A França foi o palco da oitava edição da Copa do Mundo de futebol feminino. O Brasil terminou em terceiro lugar no grupo C com seis pontos depois de vencer a Jamaica, perder da Austrália e superar a Itália na última rodada. Com o seu resultado, o Brasil avançou até as oitavas de final como melhor terceira colocada.

Contra a França, anfitriã do torneio, a Seleção acabou derrotada por 2 a 1. Na final entre Estados Unidos e Holanda, as americanas ganharam por 2 a 0 e conquistaram o quarto troféu.

 Brasil Copa do Mundo de futebol feminino
Brasil em 2019 na Copa do Mundo Feminina. Foto: Reprodução Assessoria /CBF/Flickr

Quem mais venceu a Copa do Mundo de futebol feminino?

A Seleção de futebol feminino dos Estados Unidos é quem mais venceu a Copa do Mundo da FIFA. Com quatro títulos, conquistados em 1991, 1999, 2015 e 2019, as americanas dominam a lista.

Alemanha, Japão e Noruega completam o ranking de vencedoras do Mundial. Em 2023, não há favoritas para o troféu de maior prestígio no futebol feminino.

  • Estados Unidos – 4 títulos (1991, 1999, 2015 e 2019)
  • Alemanha – 2 títulos (2003 e 2007)
  • Japão – 1 título (2011)
  • Noruega – 1 título (1995)

Maiores artilheiras das Copas do Mundo de Futebol Feminino FIFA

Apesar de não tem nenhum título enquanto equipe, é a brasileira Marta a maior artilheira da Copa do Mundo de futebol feminino da FIFA. A jogadora disputou cinco edições do torneio e, em 2023, fará a sua sexta participação com o Brasil.

Marta estreou no Mundial em 2003, com apenas 17 anos. Desde então são 20 partidas e 17 gols, deixando grandes jogadoras para trás na lista da artilharia. Hoje, Marta veste a camisa do Orlando Pride, nos Estados Unidos.

Michelle Akers, dos Estados Unidos, foi a atleta que mais marcou gols na mesma edição. Em 1991, ela balançou as redes em dez oportunidades. Neste mesmo ano, o país conquistou o seu primeiro título na competição feminina. Outra brasileira que está na artilharia é Cristiane, com 11 marcações.

Confira a lista completa das artilheiras da Copa do Mundo

1) Marta – 17 gols

2) Birgit Prinza (Alemanha) – 14 gols

3) Abby Wambach (EUA) – 14 gols

4) Michelle Akers (EUA) – 12 gols

5) Sun Wen (China) – 11 gols

6) Cristiane Rozeira – 11 gols

7) Bettina Wirgmann (Alemanha) – 11 gols

8) Ann Kristin Aarones (Noruega) – 10 gols

9) Heidi Mohr (Alemanha) – 10 gols

10) Christin Sinclair (Canadá) – 10 gols

11) Carli Lloyd (EUA) – 10 gols

 

Leia também:

Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo até 2023?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes