Dívidas e gastos exorbitantes: entenda a crise no Barcelona

Com resultados inesperados nos últimos anos, a crise financeira vem afetando o clube também dentro de campo

Sem dúvida, o Barcelona é considerado um dos maiores clubes de futebol do mundo. Com 122 anos, grandes jogadores deixaram o seu nome marcado na história do esporte, criando memórias e transformando o time da Catalunha em uma das maiores potências. Entretanto, os últimos anos não tem sido fácil para o Barcelona. Inúmeras crises e problemas extracampo acabam refletindo em campo. Assim, entenda como o time chegou a essa situação.

A crise no Barcelona

O fator econômico é o que deu início aos problemas no Barcelona. Contratações exuberantes, salários altos, dívidas, gastos excessivos e má-administração entram no pacote. Para piorar a situação, a pandemia do coronavírus impediu os jogos no Estádio, o que era generosa fonte de renda para os clubes.

Em entrevista ao jornal Marca, da Espanha, o vice-presidente econômico de Barcelona, ​​Jordi Moix, confirmou que na última temporada o clube fechou com um prejuízo de 97 milhões de euros, principalmente pelos problemas causados com a pandemia do coronavírus, além de gastos anteriores.

Sem titulo 55
Ex-presidente do barcelona, josep maria bartomeu. (miguel ruiz - fc barcelona)

Em setembro do ano passado, o atual presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, renunciou ao cargo. Criticado por torcedores, a gestão do ex-presidente foi desastrosa e gerou a atual situação econômica delicada que vive o clube. Com as eleições chegando, sócios e membros do clube esperam que tudo se ajeite o mais rápido possível.

Além disso, a possível saída de Lionel Messi, um dos maiores ídolos do clube, ao fim da temporada também preocupa a gestão e os torcedores do Barcelona.

Sucessivas eliminações na Champions League

Tudo começou na temporada 2016/17 quando o time culé foi desclassificado pela Juventus nas quartas de final com o placar agregado de 3 a 0.

No ano seguinte, um dos maiores vexames recentes. Nas quartas de final, venceu o primeiro jogo contra a Roma por 4 a 1. No segundo, o resultado de 3 a 0 deu a classificação para o time italiano. O episódio rendeu muitas críticas ao clube espanhol.

Em 2019, o Barça chegou até as semifinais da competição depois de passar por Lyon e Manchester United. Então, contra o Liverpool no jogo de ida enfiou três gols. Mas na volta perdeu de goleada, 4 a 0, e foi desclassificado.

Mas com certeza a crise explodiu mais ainda depois da eliminação para o Bayern de Munique pela semifinal da Champions na temporada 2020. Em jogo único devido as mudanças realizadas pela pandemia, o time alemão goleou o clube da Catalunha por 8 a 2. Assim, depois do fatídico episódio, o Barcelona pareceu ter perdido o status de time competitivo, além de dar início a mais problemas no elenco, como a saída de grandes medalhões e a possível perda de seu grande astro: Lionel Messi.

Agora, pelo jogo de ida nas oitavas de final da temporada 2020/21, o Barcelona tomou 4 a 1 do PSG no Camp Nou, deixando ainda mais evidente a fragilidade da equipe e a sucessão de erros.

Messi pode deixar o Barcelona

Esta foi a manchete em jornais esportivos em agosto do ano passado. A insatisfação do argentino ficou ainda mais evidente depois dos vexames com Liverpool, Bayern de Munique e a saída do grande amigo Luís Suarez para o Atlético de Madrid. Além disso, segundo o jornal Olé, da Argentina, o jogador teria enviado comunicado à diretoria oficializando sua decisão.

Entre idas e vindas, Messi comunicou em setembro que permaneceria no Barcelona. Em entrevista ao site Goal, falou sobre a multa rescisória de 700 milhões de euros e que tentou uma rescisão unilateral, mas sem sucesso. A partir daí, decidiu ficar por simplesmente não querer enfrentar uma batalha judicial "clube que amo",  disse.

O que esperar para o Barcelona no futuro?

Tudo pode começar a mudar com as eleições para a presidência do clube, que acontece no dia 7 de março. Assim, espera-se que um novo comandante possa traçar rumos diferentes ao time, começando pela questão financeira.

Agora, jogando a Champions League, Copa do Rei e Campeonato Espanhol, a esperança é que o time se recupere e busque pelo menos um título na temporada.

 

História do Barcelona: o clube que revolucionou o futebol

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes