Títulos do Corinthians Feminino: conheça as conquistas do Timão

Equipe é a maior campeã do Brasileirão no futebol feminino

Quando o assunto é títulos, o time do Corinthians feminino logo é citado. Clube de tradição e muito futebol no pé, as meninas do Timão aparecem como um dos elencos mais vitoriosos do Brasil, com troféus estaduais, nacionais e até internacionais, agora veja a lista completa de títulos do Corinthians.

Quais são os títulos do Corinthians Feminino?

Maior campeão brasileiro no futebol feminino, o Corinthians acumula troféus também da Libertadores, Campeonato Paulista Feminino, Copa do Brasil e até mesmo a taça do Rosario Cup, torneio amistoso que jogou na Argentina contra Santa Fé.

Mesmo com o seu grande destaque no cenário nacional e internacional do futebol feminino, nem sempre foi assim. Antigamente, o Corinthians fazia parte da parceria com o Audax, até os dois lados romperem em 2018 e o Timão passar a carregar o seu próprio nome.

Não é apenas a diretoria do futebol feminino que traz grandes destaques, como as grandes jogadoras que vestem o manto, como Tamires, Vic Albuquerque, Duda Sampaio e a goleira Letícia, presentes em convocações para a Seleção Brasileira em amistosos e até Copa do Mundo.

Confira a seguir todos os títulos do Corinthians Feminino e os seus respectivos anos.

 

  • Libertadores da América - 4 títulos (2017, 2019, 2021 e 2023)
  • Brasileirão Série A - 5 títulos (2018, 2020, 2021, 2022 e 2023)
  • Paulistão - 4 títulos (2019, 2020, 2021 e 2023)
  • Supercopa do Brasil - 2 títulos (2022 e 2023)
  • Copa do Brasil - 1 título (2016)
  • Copa Paulista Feminina - 1 título (2022)
  • Rosario Cup - 1 título (2018)

História do Corinthians Feminino

O futebol masculino do Corinthians completou 113 anos em 2023. O Corinthians Feminino, por outro lado, só nasceu oficialmente em 1997. Naquele ano, o futebol feminino era pouco cultuado no país e também em outros lugares do mundo, com baixa visibilidade. Por essa razão, o clube optou por desligar toda e qualquer atividade ligada na área em 2008.

Porém, em 2016, com a ascensão da categoria ganhando cada vez mais espaço e a ascensão, o Corinthians optou pela parceria com o Grêmio Osasco Audax, com o principal objetio de levar o projeto para o topo do futebol nacional. E funcionou, com o elenco ganhando notoriedade e mostrando ser completamente eficaz no que faz.

A parceria chegou ao fim em 2018, mas os anos de parceria foram gloriosos com um título da Copa do Brasil, Libertadores da América. Desde então, o clube assumiu a sua própria gestão e decidiu se manter de maneira própria com cotas de patrocínios, valores de transmissões e premiações dos títulos.

Arthur Elias, técnico das meninas desde o acordo com o Audax por mais de cinco anos, deu continuidade ao trabalho e, hoje, também é um dos mais vitoriosos do país, sendo cotado para assumir a Seleção Brasileira Feminina. Cristiane Gambare é a diretora do departamento e consegue, hoje, administrar a categoria e ser exemplo para outros clubes que buscam seguir o mesmo no feminino.

Além de marcar presença nos gramados, o futebol feminino do Corinthians também é muito conhecido por campanhas sociais como "Não é Não", "Respeita As Minas" e "Cale o Preconceito".

Títulos do corinthians feminino
Timão comemorou a conquista da libertadores com a torcida. Foto: reprodução / josé manoel idalgo / ag corinthians

Legado de Arthur Elias no Corinthians

Assim como Tite é um ídolo no futebol masculino do Corinthians, o treinador Arthur Elias é a maior referência para as jogadoras e também os torcedores e torcedoras. O profissional foi contratado para assumir o comando do clube em 2016, quando o clube paulista ainda tinha a parceria com o Audax.

Desde que chegou ao Corinthians, Arthur foi responsável por levantar a taça do Brasileiro, Paulista, Libertadores, Copa Paulista e até Supercopa do Brasil, ou seja, basicamente todos os títulos foram conquistados sob o aval do treinador em campo.

No total, Arthur Elias tem 324 partidas no comando do clube, de acordo com dados do portal Meu Timão, com 256 vitórias, 43 empates e 25 derrotas. O primeiro título da carreira veio em 2013, com o Centro Olímpico, ao bater o poderoso São José na final do Campeonato Brasileiro da primeira divisão. No Corinthians, venceu a Copa do Brasil em 2016 contra o São José.

Já em 2017, Arthur Elias foi responsável por levar o elenco até a conquista da primeira Libertadores. Desde então, o treinador aparece no caminho do clube até a glória, incluindo a conquista da Tríplice coroa em 2021.

Em 2023, logo após a demissão de Pia Sundhage devido a campanha ruim na Copa do Mundo, o profissional aceitou a proposta para assumir o comando da Seleção Brasileira, por isso irá se despedir do clube paulista ao fim da Libertadores.

 

Saiba quanto ganha uma jogadora de futebol feminino do Corinthians

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes