Títulos do Corinthians Feminino: conheça as conquistas do Timão
Equipe é a maior campeã do Brasileirão no futebol feminino
Quando o assunto é títulos, o time do Corinthians feminino logo é citado. Clube de tradição e muito futebol no pé, as meninas do Timão aparecem como um dos elencos mais vitoriosos do Brasil, com troféus estaduais, nacionais e até internacionais, agora veja a lista completa de títulos do Corinthians.
Quais são os títulos do Corinthians Feminino?
Maior campeão brasileiro no futebol feminino, o Corinthians acumula troféus também da Libertadores, Campeonato Paulista Feminino, Copa do Brasil e até mesmo a taça do Rosario Cup, torneio amistoso que jogou na Argentina contra Santa Fé.
Mesmo com o seu grande destaque no cenário nacional e internacional do futebol feminino, nem sempre foi assim. Antigamente, o Corinthians fazia parte da parceria com o Audax, até os dois lados romperem em 2018 e o Timão passar a carregar o seu próprio nome.
Não é apenas a diretoria do futebol feminino que traz grandes destaques, como as grandes jogadoras que vestem o manto, como Tamires, Vic Albuquerque, Duda Sampaio e a goleira Letícia, presentes em convocações para a Seleção Brasileira em amistosos e até Copa do Mundo.
Confira a seguir todos os títulos do Corinthians Feminino e os seus respectivos anos.
- Libertadores da América - 4 títulos (2017, 2019, 2021 e 2023)
- Brasileirão Série A - 5 títulos (2018, 2020, 2021, 2022 e 2023)
- Paulistão - 4 títulos (2019, 2020, 2021 e 2023)
- Supercopa do Brasil - 2 títulos (2022 e 2023)
- Copa do Brasil - 1 título (2016)
- Copa Paulista Feminina - 1 título (2022)
- Rosario Cup - 1 título (2018)
História do Corinthians Feminino
O futebol masculino do Corinthians completou 113 anos em 2023. O Corinthians Feminino, por outro lado, só nasceu oficialmente em 1997. Naquele ano, o futebol feminino era pouco cultuado no país e também em outros lugares do mundo, com baixa visibilidade. Por essa razão, o clube optou por desligar toda e qualquer atividade ligada na área em 2008.
Porém, em 2016, com a ascensão da categoria ganhando cada vez mais espaço e a ascensão, o Corinthians optou pela parceria com o Grêmio Osasco Audax, com o principal objetio de levar o projeto para o topo do futebol nacional. E funcionou, com o elenco ganhando notoriedade e mostrando ser completamente eficaz no que faz.
A parceria chegou ao fim em 2018, mas os anos de parceria foram gloriosos com um título da Copa do Brasil, Libertadores da América. Desde então, o clube assumiu a sua própria gestão e decidiu se manter de maneira própria com cotas de patrocínios, valores de transmissões e premiações dos títulos.
Arthur Elias, técnico das meninas desde o acordo com o Audax por mais de cinco anos, deu continuidade ao trabalho e, hoje, também é um dos mais vitoriosos do país, sendo cotado para assumir a Seleção Brasileira Feminina. Cristiane Gambare é a diretora do departamento e consegue, hoje, administrar a categoria e ser exemplo para outros clubes que buscam seguir o mesmo no feminino.
Além de marcar presença nos gramados, o futebol feminino do Corinthians também é muito conhecido por campanhas sociais como "Não é Não", "Respeita As Minas" e "Cale o Preconceito".
Legado de Arthur Elias no Corinthians
Assim como Tite é um ídolo no futebol masculino do Corinthians, o treinador Arthur Elias é a maior referência para as jogadoras e também os torcedores e torcedoras. O profissional foi contratado para assumir o comando do clube em 2016, quando o clube paulista ainda tinha a parceria com o Audax.
Desde que chegou ao Corinthians, Arthur foi responsável por levantar a taça do Brasileiro, Paulista, Libertadores, Copa Paulista e até Supercopa do Brasil, ou seja, basicamente todos os títulos foram conquistados sob o aval do treinador em campo.
No total, Arthur Elias tem 324 partidas no comando do clube, de acordo com dados do portal Meu Timão, com 256 vitórias, 43 empates e 25 derrotas. O primeiro título da carreira veio em 2013, com o Centro Olímpico, ao bater o poderoso São José na final do Campeonato Brasileiro da primeira divisão. No Corinthians, venceu a Copa do Brasil em 2016 contra o São José.
Já em 2017, Arthur Elias foi responsável por levar o elenco até a conquista da primeira Libertadores. Desde então, o treinador aparece no caminho do clube até a glória, incluindo a conquista da Tríplice coroa em 2021.
Em 2023, logo após a demissão de Pia Sundhage devido a campanha ruim na Copa do Mundo, o profissional aceitou a proposta para assumir o comando da Seleção Brasileira, por isso irá se despedir do clube paulista ao fim da Libertadores.
Saiba quanto ganha uma jogadora de futebol feminino do Corinthians