A técnica do Brasil vai ser demitida? Entenda a situação de Pia Sundhage

Treinadora foi criticada nas redes sociais após o empate diante da Jamaica na última rodada da fase de grupos

O empate sem gols entre Brasil e Jamaica nesta quarta-feira, 02 de agosto, pela terceira e última rodada na fase de grupos, eliminou a Seleção Brasileira da Copa do Mundo Feminina. Na redes sociais, torcedores culparam a técnica do Brasil por suas escolhas durante a partida, assim como o seu trabalho. Mas qual é a situação de Pia na Seleção?

Saiba: Brasil está classificado na Copa do Mundo Feminina ou foi eliminado?

A técnica do Brasil vai ser demitida?

Após a eliminação na fase de grupos pela Copa do Mundo Feminina na manhã de terça-feira, 2, a CBF não se pronunciou a respeito da situação da técnica do Brasil, a sueca Pia Sundhage. Com contrato válido até agosto de 2024, é certo dizer que o cargo da treinadora está ameaçado.

Com a vexatória campanha do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina, fica a dúvida sobre a permanência da treinadora Pia Sundhage. Nas redes sociais, o trabalho da comandante foi muito criticado pelos torcedores, com pedidos de demissão e troca de treinador.

Pia está no comando da Seleção Brasileira desde agosto de 2019, quando deixou a equipe sub-17 da Suécia para assumir o elenco feminino do Brasil, um grande desafio em sua carreira como treinadora após anos se dedicando para o futebol nos gramados.

Caiu nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2019 e agora na fase de grupos em 2023, mas conquistou o título da Copa América em 2022. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foi eliminada nas quartas de final e, na Finalíssima contra a Inglaterra, perdeu o título nos pênaltis.

Pia tem muitas vitórias dentro e fora dos gramados, mas o trabalho pela Seleção Brasileira tem deixado a desejar na opinião de comentaristas como Ana Thais Matos, da Globo, e também torcedores. A CBF terá muito o que trabalhar daqui para frente.

Quem pode substituir Pia Sundhage?

O nome de Arthur Elias, 41 anos e comandante do Corinthians feminino, é o favorito para substituir a treinadora. No cargo desde 2016, é um dos mais vitoriosos na modalidade no Brasil e referência quando se fala de futebol feminino.

Arthur teve a sua primeira oportunidade em 2013, no Centro Olímpico, de São Paulo, surpreendendo torcedores ao conquistar o título do Brasileirão naquele mesmo ano em cima do São José. Com o sucesso dentro e fora de campo, Arthur transferiu-se para treinar o Audax/Corinthians, onde segue até hoje.

Venceu a Copa do Brasil em 2016 e, no ano seguinte, a Libertadores. Arthur também tem em seu currículo títulos do Brasileirão, Supercopa e Paulistão Feminino, somando 314 partidas como treinador do alvinegro, de acordo com dados do portal Meu Timão, somando 247 vitórias, 42 empates e 25 derrotas

A técnica do brasil vai ser demitida
Arthur elias é o favorito a assumir o brasil. Foto: reprodução rodrigo gazzanel/ ag. Corinthians

Histórico de Pia Sundhage na Seleção

No cargo de treinadora da Seleção Brasileira desde 2019, Pia Sundhage acumula 57 partidas, com 34 vitórias, 13 empates e dez derrotas entre Copa América, Mundial, amistosos e a Finalíssima, de acordo com dados do Sofascore.

Com 67,5% de aproveitamento, Pia contabiliza 139 gols marcados durante a sua campanha, enquanto sofreu 42 entre os quatro anos no comando do elenco brasileiro. Ela tem apenas um título, o da Copa América de 2022, enquanto nos Jogos Olímpico de Tóquio, em 2021, foi eliminada nas quartas de final.

Na Copa do Mundo de 2019, da França, o Brasil caiu nas oitavas de final para a França.

Em janeiro de 2022, Pia viveu de perto a possibilidade de ser demitida de seu cargo após a CBF mostrar-se insatisfeita com o trabalho da treinadora. Mesmo com os resultados ruins, a técnica do Brasil seguiu na posição.

 

Acompanhe a Copa do Mundo na DCI.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes