Gravações do caso Robinho geram revolta nas redes sociais

A divulgação das gravações usadas pela Justiça italiana para condenar Robinho por estupro geraram uma nova onda de protestos contra o reforço do Santos

A divulgação das gravações usadas pela Justiça italiana para condenar Robinho por estupro geraram uma nova onda de protestos contra o reforço do Santos. O material reúne conversas obtidas com autorização judicial e foi revelado nesta sexta-feira (16) pelo GE.com.

Robinho teria participado de um estupro coletivo contra uma mulher albanesa de 22 anos. O caso ocorreu em 2013, em uma boate de Milão, na época em que o atacante jogava no Milan. Em 2017, o jogador foi condenado em primeira instância à pena de nove anos de prisão.

A repercussão das gravações levaram à suspensão do contrato do jogador. "O Santos Futebol Clube e o atleta Robinho informam que, em comum acordo, resolveram suspender a validade do contrato firmado no último dia 10 de outubro para que o jogador possa se concentrar exclusivamente na sua defesa no processo que corre na Itália", informou o clube em nota oficial.

Gravações incriminam Robinho

De acordo com os documentos que vieram à tona, Robinho prestou depoimento em 2014 e admitiu que teve relações sexuais com a vítima. Mas disse que o ato foi consensual. No entanto, uma conversa telefônica entre o jogador e o músico que tocava na boate, Jairo Chagas, sugere o contrário.

“Estou rindo porque não estou nem aí, a mulher estava completamente bêbada, não sabe nem o que aconteceu”, diz Robinho em uma das gravações. Em outra conversa com Ricardo Falco, que também é réu no processo, o atacante concorda dizendo “sim” ao ouvir que “ela não conseguia fazer nada, nem mesmo ficar em pé”.

Para a Justiça italiana, portanto, as gravações são auto-incriminatórias. Assim, se tornaram decisivas para a condenação em primeira instância do jogador e de seu amigo Falco. No entanto, Robinho recorre em liberdade, e o caso irá para a corte de apelação de Milão em dezembro.

Protestos contra Robinho e o Santos

Desde então, Robinho continuou jogando no Basaksehir, da Turquia. Na semana passada, então, o Santos apresentou o atacante como reforço. Mas a repercussão negativa foi imediata, e um dos patrocinadores, a Orthopride, rompeu contrato com o clube.

Depois das gravações do processo contra Robinho, outro parceiro, a Kicaldo, pressionou o Santos a desistir de contratar o atacante. Além disso, a hashtag "Fora Robinho" chegou aos Trending Topics do Twitter.  Em certo momento, os internautas adotaram outro termo, "Levanta o Robinho", para pedir que os zagueiros do Brasileirão peguem pesado com o atacante.

Desabafo de Casagrande

O nome do comentarista Walter Casagrande também figurou entre os termos mais comentados nas redes sociais. Afinal, durante a sua participação no Globo Esporte de São Paulo, Casão fez um desabafo sobre o caso. “Eu estou assustado com a sociedade brasileira. Não é o apedrejamento do Robinho, é o apedrejamento da moral. Não se pode inverter os valores”, comentou

“O Robinho está condenado a nove anos de prisão por violência sexual na Itália. Recorreu, mas, neste momento, está condenado. No Brasil, se solta traficante, o vice-líder é preso com dinheiro na cueca. A Carol Solberg, por se manifestar politicamente, a CBV censura. E o Santos contrata um jogador condenado por estupro. Não vou me calar”, disparou Casagrande.

Por outro lado, a defesa do jogador reitera sua inocência e reforça que Robinho ainda não está condenado pela Justiça italiana, pois ainda aguarda a sentença final. Segundo os advogados, o atacante é um “homem livre” não está foragido no Brasil.

O presidente do Santos, Orlando Rollo, chegou a dizer que o movimento contra Robinho é “desumano” e afirmou que contratou o atacante porque não há condenação definitiva.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes