Esporte

Maiores campeões da Fórmula 1: quem lidera o ranking a F1

Todo mundo tem seu favorito, mas quem é estatisticamente o melhor piloto da história da Fórmula 1?

Escrito por

A Fórmula 1, maior e mais popular competição de automobilismo, movimenta todos os anos apaixonados ao redor do mundo acompanhando todos os passos do torneio. Com grandes nomes na pista, restam dúvidas sobre quem é o maior campeão da história. Brasileiros como Ayrton Senna e Nelson Piquet representam o Brasil na lista de vencedores da competição, enquanto Michael Schumacher, ídolo de uma nação, aparece no topo do ranking.

Mas, afinal, quem são os maiores campeões da Fórmula 1?

Quem são os maiores campeões da Fórmula 1?

Dois grandes nomes da Fórmula 1 figuram em primeiro lugar. Michael Schumacher, piloto na Benetton e Ferrari, e Lewis Hamilton, da Mercedes, aparecem empatados com 7 títulos para cada. O alemão sagrou-se vitorioso nos anos de 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004, tendo uma hegemonia na Fórmula 1 jamais vista.

Enquanto isso, o britânico de 36 anos foi campeão nos anos de 2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e por fim o seu último título em 2020, edição que sofreu com a paralisação devido à pandemia do Covid-19 em todo o mundo.

Do outro lado, na lista da competição de construtores, a Ferrari comanda as estatísticas com 16 títulos conquistados. A primeira vitória aconteceu em 1961, sob o comando do americano Phil Hill.

Confira a lista completa dos maiores pilotos campeões da Fórmula 1

Ao todo, 33 pilotos aparecem na lista de maiores campeões da Fórmula 1. Em primeiro lugar estão Schumacher e Hamilton, dividindo o pódio. Confira então o ranking e saiba quantos títulos os pilotos brasileiros ganharam ao longo dos anos.

  • Michael Schumacher e Lewis Hamilton - 7 títulos
  • Juan Manuel Fangio - 5 títulos
  • Sebastian Vettel e Alain Prost - 4 títulos
  • Max Verstappen, Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda, Nelson Piquet e Ayrton Senna - 3 títulos
  • Alberto Ascari, Graham Hill, Jim Clark, Emerson Fittipaldi, Mika Häkkinen e Fernando Alonso - 2 títulos
  • Nino Farina, Mike Hawthorn, Phil Hill, John Surtees, Denny Hulme, Jochen Rindt, James Hunt, Mario Andretti, Jody
  • Scheckter, Alan Jones, Keke Rosberg, Nigel Mansell, Damon Hill, Jacques Villeneuve, Kimi Räikkönen, Jenson Button e
  • Nico Rosberg - 1 título

O que é a Fórmula 1 e como funciona?

A Fórmula 1 é a maior e mais popular competição de automobilismo do mundo. Com vinte pilotos disputando 23 etapas durante a temporada, o maior pontuador é o vencedor do mundial, além da equipe que também contabilizar mais pontos sair vitoriosa ao final do ano.

A primeira edição do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, realizada em 1950, foi muito diferente do que conhecemos hoje, principalmente com os carros, sem tecnologias e todos os mecanismos disponíveis para o aprimoramento. A começar pelos motores, que deveriam ser aspirados de 4,5 litros ou superalimentados de 1,5 litros.

No dia 13 de abril daquele ano, 22 pilotos entraram na pista de Silverstone, na Inglaterra, tendo Nino Farina como o primeiro campeão mundial da Fórmula 1. O crédito sobre a invenção da maior competição de automobilismo é dado para Marquês Antonio Brivio-Sforza.

Primeira edição em mônaco na fórmula 1 em 1950 (fórmula 1 arquivo / @f1)

Lista dos maiores campeões construtores da Fórmula 1

Além de entregar o título de campeão ao piloto da temporada, a Fórmula 1 também premia a equipe da modalidade com mais pontos durante todo o ano. Isso é, com dois pilotos competindo, soma-se a pontuação de ambos e, por fim, chega-se ao número final da marca. Quem tiver mais pontos em dezembro leva.

A italiana Ferrari é a maior vencedora dos construtores com 16 títulos, seguido da Williams com 9 e a McLaren com 8 em terceiro lugar do ranking.

Mesmo com a Fórmula 1 dando os primeiros passos em 1950, o primeiro campeonato de construtores aconteceu apenas em 1958, tendo a equipe britânica da Vanwall, fundada em 1950 por Tony Vandervell, como a primeira campeã. Curiosamente, esse foi o único título conquistado pela empresa.

Em 2021, a Mercedes ganhou o título de Construtores. Em 2022, a Red Bull e em 2023 o vencedor ainda não foi definido.

Lista de todos os vencedores de construtores na modalidade (fórmula 1 oficial / @f1)

Qual país tem mais títulos na Fórmula 1?

O Reino Unido é quem tem mais títulos com pilotos na Fórmula 1. São 20 conquistas em toda a história da competição de elite no automobilismo.

Em segundo lugar vem a Alemanha, com 12 troféus enquanto o Brasil aparece em terceiro com 8, incluindo Ayrton Senna e Piquet. Em 2021, Max Verstappen conquistou o Mundial e colocou a Holanda na lista, com dois títulos.

Confira a lista completa dos países com mais títulos na Fórmula 1.

 

  • Reino Unido - 20 títulos
  • Alemanha - 12 títulos
  • Brasil - 8 títulos
  • Argentina - 5 títulos
  • Austrália, Áustria, Finlândia e França - 4 títulos
  • Itália e Holanda - 3 títulos
  • Espanha e Estados Unidos - 2 títulos
  • Canadá, Nova Zelândia e África do Sul - 1 título

 

Última modificação em 07/10/2023 18:50

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por
Tags: F1