O que representa os anéis olímpicos nas Olimpíadas?

Símbolo é a principal representação gráfica dos Jogos Olímpicos, sendo mundialmente conhecido no mundo esportivo.

Um dos símbolos mais marcantes das Olimpíadas são os anéis olímpicos. É quase impossível que algum apaixonado por esporte ao ver os aros não lembre dos Jogos. No entanto, você sabe o que ele significa, por quem foi inventado e por que ele existe? Confira abaixo então, o que representa os anéis olímpicos.

O que representa os anéis olímpicos?

Os anéis olímpicos, marca das Olimpíadas, representam a união dos cinco continentes e pelo menos uma de suas cinco cores, está presente na bandeira de cada um dos Comitês Olímpicos Nacionais vinculados ao Comitê Olímpico Internacional (COI). As cores presentes são: azul, amarelo, preto, verde e vermelho, interligados por um fundo branco.

Este símbolo é a principal representação gráfica dos Jogos Olímpicos e a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional. Criado pelo Barão Pierre de Coubertin em 1914, a representação só foi hasteada em bandeira nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica, em 1920. Ou seja, seis anos após Coubertin idealizá-la.

Anéis olímpicos representa a união dos cinco continentes do planeta
Anéis olímpicos representa a união dos cinco continentes do planeta – Foto: Reprodução/Olympics.com

De acordo com a Carta Olímpica, Regra 8, “o símbolo olímpico expressa a atividade do Movimento Olímpico e representa a união dos cinco continentes e o encontro de atletas de todo o mundo nos Jogos Olímpicos.”

Atualmente, existem cerca de sete versões oficiais dos anéis olímpicos. No entanto, a versão colorida com fundo branco é a mais popular, sendo a personificação da visão original de Pierre de Coubertin. Dessa forma, a representação com as seis cores olímpicas – azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre fundo branco – englobam a universalidade do olimpismo.

Assim como as Olimpíadas e o COI, o Comitê Olímpico Brasileiro também possui um símbolo que serve de representação gráfica para a marca da entidade. Nele, os anéis olímpicos, que representa os Jogos, aparecem junto à uma Bandeira Nacional do Brasil.

Símbolo do Comitê Olímpico Brasileiro
Símbolo do Comitê Olímpico Brasileiro – Imagem: Reprodução/COB

O que significa a tocha olímpica

A tocha nos Jogos Olímpicos da Era Moderna costuma ser transportada pelos atletas e cidadãos comuns até o local da cerimônia de abertura das Olimpíadas. Segundo o COB, a chama anuncia a próxima celebração dos Jogos Olímpicos , mas carrega uma mensagem de paz e amizade.

No dia da abertura, a Pira Olímpica é acesa e apagada somente na cerimônia de encerramento dos Jogos. Criada em 1936, na edição de Berlim, o ritual transformou-se em um dos momentos mais emblemáticos e então esperados das Olimpíadas.

Tocha olímpica também é um dos símbolos mais populares das Olimpíadas
Tocha olímpica também é um dos símbolos mais populares das Olimpíadas – Foto: Reprodução/cob.org.br

Leia também:

+ História das Olimpíadas: guia para entender a origem dos jogos

+ Quais e quantas modalidades o Brasil participa nas Olimpíadas 2021?

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes