Olimpíadas 2028: onde será realizada e qual a data de início?

Comitê Olímpico Internacional já definiu o local das próximas edições dos Jogos Olímpicos; confira as cidades-sede.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio se encerraram, dia 8 de agosto, e agora o torcedor começa a se perguntar sobre as próximas edições. Em 2024 já está definido que Paris, na França, irá sediar o evento esportivo pela terceira vez na era moderna. A capital francesa organizou os eventos em 1900 e 1924. No entanto, a edição das Olimpíadas 2028 já tem local definido?

Olimpíadas 2028: onde será realizada?

O Comitê Olímpico Internacional (COI) já tem definido onde será realizado as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2028. A entidade escolheu Los Angeles, nos Estados Unidos, para ser sede dos Jogos pela terceira vez. A cidade norte-americana já foi a casa das Olimpíadas em 1932, mas também em 1984.

O anúncio da escolha da sede ocorreu ainda em 2017, juntamente quando a entidade definiu Paris como então cidade-sede da edição de 2024. Inicialmente, as duas cidades concorriam para sediar a próxima edição das Olimpíadas, mas em comum acordo, os norte-americanos aceitaram que os franceses realizassem o evento, para serem a sede de 2028.

Olimpíadas 2028 ocorrem em los angeles, nos estados unidos
Olimpíadas 2028 ocorrem então em los angeles, nos estados unidos - foto: reprodução/olympics. Com

Na última edição olímpica que Los Angeles realizou, em 1984, o Brasil conquistou oito medalhas no total. O atleta Joaquim Cruz garantiu o único ouro brasileiro na edição, nos 800m rasos do atletismo.

O país ficou com cinco pratas, sendo uma na natação com Ricardo Prado, uma no judô com Douglas Vieira, uma na vela com Torben Grael, Ronaldo Camargo e Daniel Adler, uma no futebol e vôlei, ambos masculinos. Por fim, Onmura e Walter Carmona garantiram um bronze cada no judô.

Qual a data para os Jogos Olímpicos de Los Angeles?

Além da cidade-sede, o Comitê Olímpico Internacional já definiu a data para a edição das próximas Olimpíadas em 2028. Los Angeles será a casa dos Jogos de 21 de julho a 6 de agosto. Por outro lado, os Jogos de Paris ocorrem quatro anos antes, em 2024, mas nas datas de 26 de julho a 11 de agosto.

Entretanto, além da definição das duas próximas edições de Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o COI definiu neste anos a sede para a edição de 2032. Os organizadores escolheram Brisbane, na Austrália, para realizar o evento.

A cidade australiana era a única concorrente à vaga e recebeu 77 votos favoráveis, mas apenas três contras. Será a terceira vez que o país realiza as Olimpíadas, organizaram em Melbourne-1956 e Sydney-2000. A previsão é que Brisbane sedie o evento de 23 de julho a 8 de agosto de 2032.

 

Leia também

+ Quantos países participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes