Saiba como calcular os juros do cheque especial

Para calcular os juros do cheque especial é preciso levar em consideração que as taxas variam de acordo com cada banco e que elas incidem diariamente.

A modalidade do cheque especial pode ser acessada facilmente, afinal o cidadão já possui um limite de crédito pré-aprovado em sua conta bancária. Então, ao passar por problemas financeiros, muitas pessoas recorrem a este item ou pensam nessa possibilidade. Saber calcular os juros do cheque especial é importante para fazer essa escolha.

No geral, as taxas são altas e podem se tornar um dos fatores de endividamento. O motivo para os juros caros é que a instituição bancária oferece esse crédito sem pedir garantias, fazendo com que os riscos aumentem. Além disso, como o acesso é muito simples, pessoas podem errar ao usar esse limite como uma extensão de sua conta corrente.

Como funciona o cheque especial?

O funcionamento do cheque especial é como um empréstimo automático. Nessa modalidade, ao usar todo o saldo de sua conta bancária o cidadão pode fazer uso do cheque especial. Isso porque o banco libera um valor pré-aprovado para que o cliente continue usando.

Sendo assim, ao invés de bloquear a conta que fica no vermelho, a instituição financeira oferece um crédito de maneira automática para a pessoa pagar boletos ou fazer saques, por exemplo. Ao contrário do que acontece com o empréstimo pessoal, no cheque especial não é preciso passar por aprovação.

A partir do uso desse dinheiro depositado na conta, a pessoa deve arcar com os juros da modalidade. Nota-se ainda que, os bancos devem avisar quando o cliente entrar no cheque especial, bem como que o crédito é para uso em casos de emergência.

Como calcular os juros do cheque especial?

Para calcular os juros do cheque especial é preciso levar em consideração que as taxas variam de acordo com cada banco e que elas incidem diariamente. A taxa apresentada pela instituição é mensal, mas como a cobrança é diária os juros são caracterizados como compostos.

Sendo assim, no primeiro dia a taxa de juros recai sobre o total inicial usado. Ao passo que, no segundo dia incide sobre o valor inicial somado aos juros do dia anterior. No terceiro dia, a taxa incide sobre o valor inicial, somado aos resultados de juros dos dois dias anteriores. E assim por diante.

Além disso, a partir do primeiro dia de uso do empréstimo é preciso pagar o Imposto sobre Operação Financeira (IOF), que é cobrado pelo governo para o uso do limite pré-aprovado.

Então, para calcular os juros do cheque especial é preciso primeiro verificar qual a taxa diária. Para isso, a orientação é dividir a taxa mensal informada pelo banco pela quantidade de dias úteis do mês.

Em seguida, é preciso calcular a taxa sobre o valor e os dias de uso do cheque especial. Considerando os fatores, é preciso multiplicá-los com a taxa de juros verificada anteriormente.

Quais são as taxas?

No site do Banco Central, é possível acessar um relatório com as taxas de juros mensais e anuais de diversas instituições financeiras, o que ajuda a calcular os juros do cheque especial. Veja algumas taxas verificadas no período entre 31 de dezembro de 2020 e 07 de janeiro de 2021:

Tabela com taxas de juros do cheque especial
Banco central

As taxas estão em ordem crescente e correspondem ao custo efetivo médio das operações para os clientes. O que inclui as taxas praticadas somadas aos encargos fiscais e operacionais que incidem na modalidade de empréstimo.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes