NF-e: saiba como consultar o DANFE online com a chave de acesso

Empreendedores podem ter controle sobre as notas fiscais eletrônicas a partir da consulta do DANFE no site da Secretaria da Fazenda

O documento impresso da NF-e acompanha a mercadoria, como uma representação física da nota fiscal eletrônica. Dessa maneira, o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) serve como uma comprovação da existência da NF-e, e é importante para o empresário. Portanto, é possível ter o controle sobre a suas notas ao consultar o DANFE online, através da Secretaria da Fazenda, com a chave de acesso. Confira como consultar o DANFE:

O que é DANFE?

O Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) serve como uma representação impressa e simplificada da nota fiscal eletrônica (NF-e). Entretanto, não substitui a nota fiscal eletrônica. Como contém a chave numérica de acesso à NF-e, ele permite que o detentor confirme a existência efetiva dessa nota fiscal em uma simples consulta pela internet. Além disso, é obrigatório que o DANFE apresente um código de barras para facilitar a leitura da chave.

Qual sua função?

A principal função do DANFE online é comprovar a existência da NF-e e acompanhar o trânsito das mercadorias. Ele facilita o acesso aos dados da nota fiscal emitida para um processo de comercialização de mercadorias. Dessa maneira, deve acompanhar a mercadoria em trânsiro e fornecer informações básicas sobre a operação em curso. Assim, funciona também para colher a firma do destinatário/tomador para comprovação de entrega das mercadorias ou prestação de serviços.

Portanto, deve conter a chave numérica com 44 posições para consulta das informações da nota fiscal eletrônica (Chave de Acesso). Assim que a NF-e for emitida, é só gerar e imprimir o DANFE. Lembrando, então, que só é possível gerar um DANFE por nota fiscal.

Como consultar o DANFE online?

Através do site da Secretaria da Fazenda, é possível consultar o DANFE. Mas, para isso, é necessário ter os 44 dígitos da chave de acesso da NF-e. Confira:

  1. Acesse o site oficial da Nota Fiscal Eletrônica e clique em "Consultar NF-e completa";
  2. Preencha com a chave de acesso da NF-e, marque a caixa "Não sou um robô" e clique em "Continuar";
  3. Assim, a nota fiscal eletrônica completa será aberta em uma nova tela. Você pode navegar e visualizar informações detalhadas sobre os campos;
  4. Além disso, você pode imprimir o documento descendo até o final da página e selecionando o botão "Preparar documento para impressão".

Leia também:

MEI: veja como abrir CNPJ online e emitir notas fiscais

Empresas precisam ter cuidado para não extraviar notas fiscais

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes