MEI: veja como abrir CNPJ online e emitir notas fiscais

A abertura do MEI aumentou durante a pandemia. Pelo Portal do Empreendedor, é possível abrir MEI online e de forma gratuita.

A abertura de MEI online pode ser vantajosa em tempos de crise econômica. Mais de 11 milhões de trabalhadores se formalizaram como microempreendedores individuais (MEI) em 2020. Isso é o que aponta o levantamento do Portal do Empreendedor. Além de autonomia financeira, a formalização garante acesso a linhas de crédito exclusivas para MEI, micro e pequenas empresas.

Para isso, a inscrição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) como MEI pode ser realizada online e de forma gratuita.

Contudo, é preciso estar atento às regulamentações para o microempreendedorismo. Assim como as empresas, quem é MEI precisa contribuir mensalmente com a Receita Federal, através do Simples Nacional. Além disso, demais obrigações individuais com o INSS, por exemplo, e emissão de notas fiscais.

Passo a passo para formalização MEI online

Para abrir MEI online, basta fazer cadastro no site do governo federal e no Portal do Empreendedor. Além disso, quem é trabalhador autônomo e quer se formalizar como MEI pode receber orientações do Sebrae para o cadastro do CNPJ, emissão de notas fiscais, mas também auxílio com controle de gastos e investimentos no negócio.

Sendo assim, para abrir MEI online, siga os seguintes passos:

  1. Faça o cadastro no portal de serviços do governo (www.gov.br). Para isso, você inserir CPF, número do título de eleitor e comprovante de residência. Em seguida, cadastrar senha. Esse será o seu login;
  2. Depois disso, acesso o portal do empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).
  3. Clique em "formalize-se". Aqui, o site solicitará o login cadastrado no site do governo.
  4. Insira dados pessoais, como o número da declaração do Imposto de Renda do ano anterior, se houver;
  5. Em seguida, preencha todos os campos do formulário.

Ao finalizar o cadastro, será emitido o Certificado de Condição do Microempreendedor Individual. Dessa forma, o número do CNPJ, registro na Junta Comercia e um alvará provisório para funcionamento, no caso de exercício de atividade em um local fixo.

Além disso, o a formalização do MEI online, é possível realizar trabalhos formais, além de obter acesso à linhas de crédito com taxa de juros menores e condições de pagamento.

Como emitir notas fiscais - MEI

A emissão de notas fiscal pelo MEI é obrigatória em casos de serviços para pessoa jurídica. Contudo, a maneira de emissão das notas varia conforme o estado e o município. Para isso, entre em contato com a Secretaria da Fazendo do Estado ou Município.

Em alguns casos, se pode acessar o site da prefeitura de sua cidade. Ao efetuar o login, a orientação é clicar em “criar nova nota”. Feito isso, é necessário preencher as informações solicitadas e optar por emitir. Para finalizar pode-se escolher a opção consultar, para encontrar a nota fiscal emitida, baixar ou enviar o documento.

Ademais, o Sebrae disponibiliza uma plataforma para emissão de notas fiscais eletrônicas, gratuitamente. Basta acessar o site do Sebrae, na seção exclusiva para MEI.

Além disso, todas as orientações e obrigações do MEI estão disponíveis de forma online no Portal do Empreendedor.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes