MEI e pequeno empresário: 3 cuidados para não perder o CNPJ

Sebrae alerta para a não entrega de qualquer declaração à Receita Federal por dois exercícios seguidos

Os microempreendedores individuais (MEIs) e donos de pequenas e microempresas devem acompanhar com atenção a situação fiscal perante a Receita Federal para evitar o risco de cancelamento do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) de suas empresas. O Sebrae alerta que a inscrição nesse cadastro poderá ser declarada sem validade se o empreendedor deixar de entregar qualquer declaração à Receita por dois exercícios consecutivos.

A atenção deve ser redobrada pelas empresas optantes do Simples Nacional, regime de tributação simplificada, reforça o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Silas Santiago. “A Receita Federal intensificou as ações para declarar a inaptidão dos contribuintes que não entregaram as escriturações e as declarações nos últimos cinco anos.”

O contribuinte que tiver a inscrição no CNPJ invalidada será impedido de participar de novas inscrições; de possibilidade de baixa de ofício da inscrição; terá invalidado o uso da inscrição para fins cadastrais; a nulidade de documentos fiscais; e a responsabilização dos sócios pelos débitos de cobrança. “Inapta, a empresa perde a oportunidade de participar de concorrência pública e celebrar convênios, acordos, ajustes ou contratos que envolvam desembolso, a qualquer título, de recursos públicos”, destaca Santiago.

Os efeitos negativos da inaptidão não param aí. O MEI em falta com a Receita fica impedido de obter incentivos fiscais e financeiros, de realizar operações de crédito com uso de recursos públicos, de fazer transações com estabelecimentos bancários, como aplicações financeiras e obtenção de empréstimos.

Consulte a situação fiscal da empresa

Para ajudar os donos de pequenos negócios, o Sebrae preparou um material para esclarecer as principais dúvidas e um passo a passo para regularizar a situação do CNPJ.

O primeiro passo para saber a situação fiscal da empresa é fazer um levantamento no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Na opção ‘Certidões e Situação Fiscal”, item “Consulta Pendências – Situação Fiscal”, é possível verificar informações sobre obrigações acessórias não previdenciárias. É importante consultar, ainda, o item “Consulta Pendências – Situação Fiscal – Relatório Complementar”, que contém informações relativas às obrigações acessórias previdenciárias.

Regularize as omissões

O contribuinte deve entregar todas as escriturações fiscais e as declarações omitidas dos últimos cinco anos. Se a inaptidão for causada por problemas cadastrais, como falta da comunicação de baixa, é preciso pedir a correção de cadastro. Nesse caso, acesse o aplicativo Coletor Nacional no site da Receita Federal e preencha a Ficha Cadastral de Pessoa Física (FCPJ).

Como proceder se o CNPJ estiver inapto

O contribuinte deverá entregar todas as declarações que faltam. O documento ou a comprovação da entrega, de acordo com os prazos estabelecidos, deve ser enviada à Receita Federal. É importante ficar atento à regularização de todas as emissões na entrega de declarações. Verifique a regularização da situação cadastral de sua empresa acessando a Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes