PIX terá mais duas novas funcionalidades em 2021

O Banco Central anunciou algumas funcionalidades que serão incorporadas pelo novo sistema da pagamentos do País, o PIX, ainda este ano.

Na reunião plenária que discute a evolução do sistema, o BC informou que está na fila de implementação o QR Code do Pagador. Por ele, o usuário poderá fazer um pagamento mesmo sem estar conectado à internet, em off-line.

PixPIX: até o fim do ano saque e pagamento sem conexão à internet estarão disponíveis

“Ao permitir pagamentos em estabelecimentos comerciais ou transferências quando não se tenha acesso à internet, amplia-se o acesso da sociedade ao Pix”, explicou o Consultor do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC (Decem), Breno Lobo.

Segundo ele, a funcionalidade também deve democratizar ainda mais o acesso dos brasileiros aos meios de pagamento eletrônico. O detalhamento do modelo já está em discussão entre os participantes do Fórum Pix, e a expectativa é a de que ele esteja disponível aos consumidores até o fim deste ano.

Se o Pix QR Code facilita a vida de quem precisa pagar ou transferir dinheiro, sem que esteja conectado com a internet, outro dispositivo, o Pix Cobrança, vai ajudar muito quem irá receber o dinheiro. A funcionalidade vai permitir um melhor gerenciamento de cobrança, tanto de compromissos imediatos ou com vencimento.

O Pix Cobrança para pagamentos imediatos já está disponível desde o lançamento do sistema, em novembro de 2020. Já a opção para pagamentos com vencimentos, ou seja, a serem programados para datas futuras, está em fase de testes e deve ser oferecida ao mercado a partir de 14 de maio. Dentro dessa opção, será possível programar a cobrança de juros, multas, acréscimos ou a aplicação de descontos e outros abatimentos.

Possibilidade de saque com o Pix

Já se encontra em fase avançada as definições do modelo a ser usado para permitir também saques pelo Pix. Segundo o BC “o objetivo é aumentar a capilaridade de pontos de saque ao consumidor final, bem como melhorar as condições de oferta de saque pelas instituições, promovendo maior competição no sistema financeiro nacional”.

O chefe adjunto do Decem, Carlos Eduardo Brandt, explicou que para a função saque estão sendo programados dois produtos distintos: um exclusivamente para a retirada de dinheiro e outro com saque associado a uma compra.

“O produto exclusivo para saque não só poderá ser oferecido pelo comércio como também estará disponível em caixas eletrônicos de prestadores de serviços de saque e de instituições financeiras, a critério dessas instituições”, disse. A previsão é de que a possibilidade de saque seja oferecida ao consumidor no segundo semestre deste ano.

Novas pautas para o Pix

Além dessas novidades que deverão fazer parte do Pix nos próximos meses, o BC prevê lançar em 2022 o Pix Duplicata, que vai permitir o pagamento nos casos em que uma cobrança esteja atrelada a uma duplicata. Isso dentro de moldes similares ao usado na antecipação de recebíveis com cartões de crédito.

E haverá também uma padronização de arquivo de remessa e retorno que viabilizarão transações em lotes, como geração de cobranças, verificação de pagamento e alteração e cancelamento de cobranças.

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de patricia lino
    Patricia Lino Diz

    Tem previsão para usar o PIX de forma recorrente?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes