Bodas de casamento: confira qual elemento representa cada aniversário

Descubra os símbolos mais inusitados entre os aniversários de casamento e entenda o que significa cada data.

De acordo com o livro dos recordes, o casal mais velho do mundo tem 214 anos de idade somados. A quantia é a união do tempo de vida de Julio Mora (110) e Waldramina Quinteros (104). Os pombinhos em 2020 celebraram 79 anos de bodas de casamento e para eles o segredo da longevidade é amor, maturidade e respeito mútuo.

Julio e Mora construíram uma família de cinco filhos, 11 netos e 21 bisnetos. Ao celebrar as bodas de café em 2020, o casal selou sua promessa de amar e respeitar um ao outro, até que a morte os separe.

Bodas de casamento significados
Imagem: reprodução / unsplash

 

Apesar desse relato ser muito mais uma exceção do que a regra, ainda é o sonho de muitos construir laços de família. Os tempos modernos definitivamente chacoalharam o status quo dos relacionamentos e com isso, a longevidade das uniões mudou, mas a transição não significa que as mudanças foram pra ruim.

Afinal, importante é ser feliz e não dá para colocar todos os seres humanos do mundo na mesma caixinha.

Portanto, se hoje você está festejando dois meses de união ou vinte cinco anos, celebre o agora, pois o presente é a única fase da vida que temos controle. Confira quais são os significadas das bodas de casamento de cada data e aproveite o dia com o seu parceiro ou parceira.

Bodas de casamento nos onze primeiros meses

O significado de cada boda está relacionado ao tempo de casamento. Logo, as primeiras são simbolizadas por materiais doces e leves, já que representam o início da convivência do par como casal.

Se for da natureza dos cônjuges fazer celebrações, vale a cada mês festejar a data com o símbolo da união. Por exemplo, no segundo mês de compromisso, que tal comprar um sorvete, assim como no quarto mês de aniversário, uma proposta é ir ao cinema e comer uma pipoca.

  • 1° mês de casamento: Bodas de Beijinho
  • 2° mês de casamento: Bodas de Sorvete
  • 3° mês de casamento: Bodas de Algodão Doce
  • 4° mês de casamento: Bodas de Pipoca
  • 5° mês de casamento: Bodas de Chocolate
  • 6° mês de casamento: Bodas de Plumas
  • 7° mês de casamento: Bodas de Purpurina
  • 8° mês de casamento: Bodas de Pompom
  • 9° mês de casamento: Bodas de Maternidade
  • 10° mês de casamento: Bodas de Pintinhos
  • 11° mês de casamento: Bodas de Chiclete

 

Das bodas de um ano de casamento à nona

Depois dos onze primeiros meses, os materiais começam a ficar mais robustos,  mas não muito, já que essa fase representa adaptação e familiarização.

Os elementos principais dessas comemorações são delicados, leves e maleáveis.

Bodas de casamento por década
Imagem: gaymarriageusa (reprodução / instagram)

1° ano: bodas de papel

O papel é um elemento frágil e muito maleável. Portanto, no primeiro ano de casamento vale considerar o que você pode abrir mão para a felicidade do seu parceiro e o que é essencial para a sua.

 

2° ano: bodas de casamento de algodão

O algodão é um elemento delicado, mas fundamental na criação de peças de vestuário e de cama. Ele é matéria prima. Logo, esse momento é o de construção. Avalie o seu presente e planeje o futuro da sua parceria.

 

3° ano: bodas de trigo ou couro

O trigo é sinônimo de crescimento e simboliza os brotos da planta que deram fruto. Já o o couro, por sua vez, representa segurança. Nesse momento da vida, por conseguinte, muitos casais estão construindo confiança.

 

4° ano: bodas de flores e frutas

Os elementos dessa boda são flores e frutas, que representam respectivamente prudência e vitalidade. O que isso significa na prática é que sua vida como casal precisa ser regada e cultivada com cuidado para que os frutos possam ser recolhidos.

 

5° ano: bodas de madeira ou ferro

A madeira e o ferro são elementos de construção. Portanto, depois de cinco anos de casado, é tempo de celebrar o que você o seu parceiro ou parceira estão construindo juntos.

 

6° ano: bodas de casamento de açúcar ou perfume

O sexto ano é mais saudoso. O doce do açúcar e o frescor do perfume caracterizam o momento de lembrar as memórias do casal e refrescar as energias para o próximo ano.

Bodas de casamento de perfume
Imagem: reprodução / unsplash

7° ano: bodas de lã ou latão

Como um relacionamento, a lã é mais resistente conforme seus fios estão mais perto uns dos outros. Logo, a parceria e o companheirismo são nesse momento destacados como chave para a saúde do casal.

 

8° ano: bodas de barro ou papoula

A papoula é um flor alegre e chamativa. Por outro lado, o barro é simples, mas pode se tornar uma obra de arte de acordo com a forma como ele é esculpido. Então, a data simboliza felicidade e tempo de repassar as prioridades e entender o que o casal quer continuar construindo, ou prefere abrir mão.

 

Bodas de flores
Imagem: reprodução / unsplash

 

9° ano: bodas de cerâmica ou vime

A bodas de nove anos de casamento é descrita pela cerâmica ou pelo vime, que são materiais maleáveis, mas resistentes e além disso, presentes há anos na construção de móveis e decoração. Por isso, vale parar e comemorar a história que vocês estão construindo juntos e planejar o futuro.

 

Comemorando as bodas de casamento de década em década

 

Bodas é uma palavra que deriva do latim "votum" e significa compromisso firmado por um casal. Dessa maneira, para um votum bem sucedido é necessário investimento de tempo e abandono de ações que prejudicam a parceria. Logo, sempre que possível comemore suas bodas, já que se elas continuam existindo, é porque você e sua dupla se esforçaram muito para fazer dar certo.

Entenda que comemorar não é investir grandes quantias de dinheiro. Pelo contrário, celebrar pode ser dançar a música que tocou no casamento de vocês, passar um dia na cama, ver fotos antigas ou qualquer outra ação que sirva de lembrança e recapitulação do porquê vocês estão juntos.

Em 10 anos de casamento,  bodas de estanho ou zinco

O zinco e o estanho simbolizam maior durabilidade e estabilidade na relação. Portanto, aos 10 anos, valorize a confiança construída entre você e o seu par.

 

Em 20, comemora-se as bodas de porcelana

Aniversário de casamento de porcelana
Imagem: reprodução / unsplash

Já nas bodas de casamento de 20 anos, a porcelana representa o frágil, que precisa de cuidado rotineiro para se manter bonito. Dessa maneira, reflita sobre isso e entenda como dividir o seu tempo de acordo com as suas prioridades.

 

Nos 30, celebra-se bodas de casamento de prata

Na celebração de 30 anos, entra em cena a gema dos oceanos, a pérola. O pingente é uma metáfora do tempo e energia investido na relação e no que isso se transformou.

 

Ao completar 40 anos juntos, os casais celebram bodas de esmeralda

A esmeralda representa prosperidade e amor celestial. Não obstante, ela ajuda na remoção dos sentimentos de escassez.

Portanto, aproveite a comemoração para vibrar da mesma maneira que a pedra preciosa e reflita sobre os seus pensamentos limitantes e como o relacionamento pode fortalecer os desejos pessoais de cada um.

 

50 anos de casamento: bodas de ouro

Os cinquenta anos de união são comemorados pelas bodas de ouro. Reza a lenda que celebrar os aniversários de casamento começou na Alemanha, onde os casais recebiam uma coroa de prata nos 25 anos e uma de ouro nos 50.

O ouro é considerado um sinal de riqueza e prosperidade. Logo, aproveitar para celebrar as riquezas da sua união, não só as materiais, mas muito mais importante do que isso, os aprendizados que o matrimônio proporcionaram ao casal.

 

Aos 60, celebra-se a bodas de casamento de diamante

Bodas de casamento de diamante
Imagem: reprodução / unsplash

Além da de cinquenta, outra boda muito conhecida é a de 60 anos pois ela é representada pelo diamante. Um material símbolo da durabilidade e da constância. Então, nos matrimônios a data simboliza o compromisso e a fidelidade entre o casal.

 

Vinho é o elemento que celebra os 70 anos de bodas de casamento

A partir dos 70, saem os metais e retornam os elementos da natureza como símbolo dos aniversários. O vinho para a Bíblia está atrelado a alegria e aparece nos momentos de celebração. Já para os judeus, considera-se que a bebida é uma benção.

 

Nos 80, os casais comemoram a bodas de carvalho

O carvalho representa a longevidade, uma vez que alcança de 30 a 40 metros e vive em torno de mil anos.

 

Já aos 90, festeja-se as bodas de álamo

As bodas de noventa anos, por sua vez, são comemoradas com o álamo. A árvore chega a 30 metros de altura e gosta de bastante sol, além da madeira ser utilizada para o papel, que é o material que celebra as bodas de primeiro ano de casamento.

Uma das interpretações entre esses dois aniversários é que aos 90 anos os problemas do primeiro ano foram superados e viraram lindos frutos.

 

Por fim, com cem anos de casamento comemora-se as bodas de jequitibá

Por último, os cem anos de casamento são comemorados com o jequitibá. Uma árvore monumental, que alcança 40 metros de altura e seus troncos chegam a quatro metros de diâmetro. Sua imponência pode representar a força e segurança da relação nesse ponto da vida.

Bodas de casamento lista
Imagem: made_by_giovanna (reprodução / instagram)

Lista completa das bodas de casamento

Em síntese, vale conferir a lista completa dos elementos de acordo com as datas de aniversário. Deixe nos comentários qual boda você completou ou irá completar esse ano!

  • 1 – Bodas de Papel
  • 2 – Bodas de Algodão
  • 3 – Bodas de Trigo
  • 4 – Bodas de Linho
  • 5 – Bodas de Madeira ou Ferro
  • 6 – Bodas de Perfume ou Açúcar
  • 7 – Bodas de Latão ou Lã
  • 8 – Bodas de Papoula ou Barro
  • 9 – Bodas de Cerâmica ou Vime
  • 10 – Bodas de Estanho
  • 11 – Bodas de Aço
  • 12 – Bodas de Seda ou Ônix
  • 13 – Bodas de Linho ou Renda
  • 14 – Bodas de Marfim
  • 15 – Bodas de Cristal
  • 16 – Bodas de Turmalina
  • 17 – Bodas de Rosa
  • 18 – Bodas de Turquesa
  • 19 – Bodas de Cretone ou Água-marinha
  • 20 – Bodas de Porcelana
  • 21 – Bodas de Zircão
  • 22 – Bodas de Louça
  • 23 – Bodas de Palha
  • 24 – Bodas de Opala

 

25 – Bodas de Prata

  • 26 – Bodas de Alexandrita
  • 27 – Bodas de Crisopázio
  • 28 – Bodas de Hematita
  • 29 – Bodas de Erva
  • 30 – Bodas de Pérola
  • 31 – Bodas de Nácar
  • 32 – Bodas de Pinho
  • 33 – Bodas de Crizo
  • 34 – Bodas de Oliveira
  • 35 – Bodas de Coral
  • 36 – Bodas de Cedro
  • 37 – Bodas de Aventurina
  • 38 – Bodas de Carvalho
  • 39 – Bodas de Mármore
  • 40 – Bodas de Esmeralda
  • 41 – Bodas de casamento de Seda
  • 42 – Bodas de Prata Dourada
  • 43 – Bodas de Azeviche
  • 44 – Bodas de Carbonato
  • 45 – Bodas de Rubi
  • 46 – Bodas de Alabastro
  • 47 – Bodas de Jaspe
  • 48 – Bodas de Granito
  • 49 – Bodas de Heliotrópio

 

50 – Bodas de Ouro

  • 51 – Bodas de Bronze
  • 52 – Bodas de Argila
  • 53 – Bodas de Antimônio
  • 54 – Bodas de Níquel
  • 55 – Bodas de Ametista
  • 56 – Bodas de Malaquita
  • 57 – Bodas de Lápis Lazuli
  • 58 – Bodas de Vidro
  • 59 – Bodas de Cereja
  • 60 – Bodas de Diamante
  • 61 – Bodas de Cobre
  • 62 – Bodas de Telurita
  • 63 – Bodas de Sândalo ou Lilás
  • 64 – Bodas de Fabulita
  • 65 – Bodas de Platina
  • 66 – Bodas de Ébano
  • 67 – Bodas de Neve
  • 68 – Bodas de Chumbo
  • 69 – Bodas de Mercúrio
  • 70 – Bodas de Vinho
  • 71 – Bodas de Zinco
  • 72 – Bodas de Aveia
  • 73 – Bodas de Manjerona
  • 74 – Bodas de Macieira
  • 75 – Bodas de Brilhante
  • 76 – Bodas de Cipreste
  • 77 – Bodas de Alfazema
  • 78 – Bodas de Benjoim
  • 79 – Bodas de Café
  • 80 – Bodas de Nogueira ou Carvalho
  • 81 – Bodas de Cacau
  • 82 – Bodas de Cravo
  • 83 – Bodas de Begônia
  • 84 – Bodas de Crisântemo
  • 85 – Bodas de Girassol
  • 86 – Bodas de Hortênsia
  • 87 – Bodas de Nogueira
  • 88 – Bodas de Pêra
  • 89 – Bodas de Figueira
  • 90 – Bodas de Álamo
  • 91 – Bodas de Pinheiro
  • 92 – Bodas de Salgueiro
  • 93 – Bodas de Imbuia
  • 94 – Bodas de Palmeira
  • 95 – Bodas de Sândalo
  • 96 – Bodas de Oliveira
  • 97 – Bodas de Abeto
  • 98 – Bodas de Pinheiro
  • 99 – Bodas de Salgueiro
  • 100 – Bodas de Jequitibá

Fonte: People.com

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes