Bodas de casamento: confira qual elemento representa cada aniversário

Descubra os símbolos mais inusitados entre os aniversários de casamento e entenda o que significa cada data.

De acordo com o livro dos recordes, o casal mais velho do mundo tem 214 anos de idade somados. A quantia é a união do tempo de vida de Julio Mora (110) e Waldramina Quinteros (104). Os pombinhos em 2020 celebraram 79 anos de bodas de casamento e para eles o segredo da longevidade é amor, maturidade e respeito mútuo.

Julio e Mora construíram uma família de cinco filhos, 11 netos e 21 bisnetos. Ao celebrar as bodas de café em 2020, o casal selou sua promessa de amar e respeitar um ao outro, até que a morte os separe.

Bodas de casamento significados
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Apesar desse relato ser muito mais uma exceção do que a regra, ainda é o sonho de muitos construir laços de família. Os tempos modernos definitivamente chacoalharam o status quo dos relacionamentos e com isso, a longevidade das uniões mudou, mas a transição não significa que as mudanças foram pra ruim.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Afinal, importante é ser feliz e não dá para colocar todos os seres humanos do mundo na mesma caixinha.

Portanto, se hoje você está festejando dois meses de união ou vinte cinco anos, celebre o agora, pois o presente é a única fase da vida que temos controle. Confira quais são os significadas das bodas de casamento de cada data e aproveite o dia com o seu parceiro ou parceira.

Bodas de casamento nos onze primeiros meses

O significado de cada boda está relacionado ao tempo de casamento. Logo, as primeiras são simbolizadas por materiais doces e leves, já que representam o início da convivência do par como casal.

Se for da natureza dos cônjuges fazer celebrações, vale a cada mês festejar a data com o símbolo da união. Por exemplo, no segundo mês de compromisso, que tal comprar um sorvete, assim como no quarto mês de aniversário, uma proposta é ir ao cinema e comer uma pipoca.

  • 1° mês de casamento: Bodas de Beijinho
  • 2° mês de casamento: Bodas de Sorvete
  • 3° mês de casamento: Bodas de Algodão Doce
  • 4° mês de casamento: Bodas de Pipoca
  • 5° mês de casamento: Bodas de Chocolate
  • 6° mês de casamento: Bodas de Plumas
  • 7° mês de casamento: Bodas de Purpurina
  • 8° mês de casamento: Bodas de Pompom
  • 9° mês de casamento: Bodas de Maternidade
  • 10° mês de casamento: Bodas de Pintinhos
  • 11° mês de casamento: Bodas de Chiclete

 

Das bodas de um ano de casamento à nona

Depois dos onze primeiros meses, os materiais começam a ficar mais robustos,  mas não muito, já que essa fase representa adaptação e familiarização.

Os elementos principais dessas comemorações são delicados, leves e maleáveis.

Bodas de casamento por década
Imagem: gaymarriageusa (Reprodução / Instagram)

1° ano: bodas de papel

O papel é um elemento frágil e muito maleável. Portanto, no primeiro ano de casamento vale considerar o que você pode abrir mão para a felicidade do seu parceiro e o que é essencial para a sua.

 

2° ano: bodas de casamento de algodão

O algodão é um elemento delicado, mas fundamental na criação de peças de vestuário e de cama. Ele é matéria prima. Logo, esse momento é o de construção. Avalie o seu presente e planeje o futuro da sua parceria.

 

3° ano: bodas de trigo ou couro

O trigo é sinônimo de crescimento e simboliza os brotos da planta que deram fruto. Já o o couro, por sua vez, representa segurança. Nesse momento da vida, por conseguinte, muitos casais estão construindo confiança.

 

4° ano: bodas de flores e frutas

Os elementos dessa boda são flores e frutas, que representam respectivamente prudência e vitalidade. O que isso significa na prática é que sua vida como casal precisa ser regada e cultivada com cuidado para que os frutos possam ser recolhidos.

 

5° ano: bodas de madeira ou ferro

A madeira e o ferro são elementos de construção. Portanto, depois de cinco anos de casado, é tempo de celebrar o que você o seu parceiro ou parceira estão construindo juntos.

 

6° ano: bodas de casamento de açúcar ou perfume

O sexto ano é mais saudoso. O doce do açúcar e o frescor do perfume caracterizam o momento de lembrar as memórias do casal e refrescar as energias para o próximo ano.

Bodas de casamento de perfume
Imagem: Reprodução / Unsplash

7° ano: bodas de lã ou latão

Como um relacionamento, a lã é mais resistente conforme seus fios estão mais perto uns dos outros. Logo, a parceria e o companheirismo são nesse momento destacados como chave para a saúde do casal.

 

8° ano: bodas de barro ou papoula

A papoula é um flor alegre e chamativa. Por outro lado, o barro é simples, mas pode se tornar uma obra de arte de acordo com a forma como ele é esculpido. Então, a data simboliza felicidade e tempo de repassar as prioridades e entender o que o casal quer continuar construindo, ou prefere abrir mão.

 

Bodas de flores
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

9° ano: bodas de cerâmica ou vime

A bodas de nove anos de casamento é descrita pela cerâmica ou pelo vime, que são materiais maleáveis, mas resistentes e além disso, presentes há anos na construção de móveis e decoração. Por isso, vale parar e comemorar a história que vocês estão construindo juntos e planejar o futuro.

 

Comemorando as bodas de casamento de década em década

 

Bodas é uma palavra que deriva do latim “votum” e significa compromisso firmado por um casal. Dessa maneira, para um votum bem sucedido é necessário investimento de tempo e abandono de ações que prejudicam a parceria. Logo, sempre que possível comemore suas bodas, já que se elas continuam existindo, é porque você e sua dupla se esforçaram muito para fazer dar certo.

Entenda que comemorar não é investir grandes quantias de dinheiro. Pelo contrário, celebrar pode ser dançar a música que tocou no casamento de vocês, passar um dia na cama, ver fotos antigas ou qualquer outra ação que sirva de lembrança e recapitulação do porquê vocês estão juntos.

Em 10 anos de casamento,  bodas de estanho ou zinco

O zinco e o estanho simbolizam maior durabilidade e estabilidade na relação. Portanto, aos 10 anos, valorize a confiança construída entre você e o seu par.

 

Em 20, comemora-se as bodas de porcelana

Aniversário de casamento de porcelana
Imagem: Reprodução / Unsplash

Já nas bodas de casamento de 20 anos, a porcelana representa o frágil, que precisa de cuidado rotineiro para se manter bonito. Dessa maneira, reflita sobre isso e entenda como dividir o seu tempo de acordo com as suas prioridades.

 

Nos 30, celebra-se bodas de casamento de prata

Na celebração de 30 anos, entra em cena a gema dos oceanos, a pérola. O pingente é uma metáfora do tempo e energia investido na relação e no que isso se transformou.

 

Ao completar 40 anos juntos, os casais celebram bodas de esmeralda

A esmeralda representa prosperidade e amor celestial. Não obstante, ela ajuda na remoção dos sentimentos de escassez.

Portanto, aproveite a comemoração para vibrar da mesma maneira que a pedra preciosa e reflita sobre os seus pensamentos limitantes e como o relacionamento pode fortalecer os desejos pessoais de cada um.

 

50 anos de casamento: bodas de ouro

Os cinquenta anos de união são comemorados pelas bodas de ouro. Reza a lenda que celebrar os aniversários de casamento começou na Alemanha, onde os casais recebiam uma coroa de prata nos 25 anos e uma de ouro nos 50.

O ouro é considerado um sinal de riqueza e prosperidade. Logo, aproveitar para celebrar as riquezas da sua união, não só as materiais, mas muito mais importante do que isso, os aprendizados que o matrimônio proporcionaram ao casal.

 

Aos 60, celebra-se a bodas de casamento de diamante

Bodas de casamento de diamante
Imagem: Reprodução / Unsplash

Além da de cinquenta, outra boda muito conhecida é a de 60 anos pois ela é representada pelo diamante. Um material símbolo da durabilidade e da constância. Então, nos matrimônios a data simboliza o compromisso e a fidelidade entre o casal.

 

Vinho é o elemento que celebra os 70 anos de bodas de casamento

A partir dos 70, saem os metais e retornam os elementos da natureza como símbolo dos aniversários. O vinho para a Bíblia está atrelado a alegria e aparece nos momentos de celebração. Já para os judeus, considera-se que a bebida é uma benção.

 

Nos 80, os casais comemoram a bodas de carvalho

O carvalho representa a longevidade, uma vez que alcança de 30 a 40 metros e vive em torno de mil anos.

 

Já aos 90, festeja-se as bodas de álamo

As bodas de noventa anos, por sua vez, são comemoradas com o álamo. A árvore chega a 30 metros de altura e gosta de bastante sol, além da madeira ser utilizada para o papel, que é o material que celebra as bodas de primeiro ano de casamento.

Uma das interpretações entre esses dois aniversários é que aos 90 anos os problemas do primeiro ano foram superados e viraram lindos frutos.

 

Por fim, com cem anos de casamento comemora-se as bodas de jequitibá

Por último, os cem anos de casamento são comemorados com o jequitibá. Uma árvore monumental, que alcança 40 metros de altura e seus troncos chegam a quatro metros de diâmetro. Sua imponência pode representar a força e segurança da relação nesse ponto da vida.

Bodas de casamento lista
Imagem: made_by_giovanna (Reprodução / Instagram)

Lista completa das bodas de casamento

Em síntese, vale conferir a lista completa dos elementos de acordo com as datas de aniversário. Deixe nos comentários qual boda você completou ou irá completar esse ano!

  • 1 – Bodas de Papel
  • 2 – Bodas de Algodão
  • 3 – Bodas de Trigo
  • 4 – Bodas de Linho
  • 5 – Bodas de Madeira ou Ferro
  • 6 – Bodas de Perfume ou Açúcar
  • 7 – Bodas de Latão ou Lã
  • 8 – Bodas de Papoula ou Barro
  • 9 – Bodas de Cerâmica ou Vime
  • 10 – Bodas de Estanho
  • 11 – Bodas de Aço
  • 12 – Bodas de Seda ou Ônix
  • 13 – Bodas de Linho ou Renda
  • 14 – Bodas de Marfim
  • 15 – Bodas de Cristal
  • 16 – Bodas de Turmalina
  • 17 – Bodas de Rosa
  • 18 – Bodas de Turquesa
  • 19 – Bodas de Cretone ou Água-marinha
  • 20 – Bodas de Porcelana
  • 21 – Bodas de Zircão
  • 22 – Bodas de Louça
  • 23 – Bodas de Palha
  • 24 – Bodas de Opala

 

25 – Bodas de Prata

  • 26 – Bodas de Alexandrita
  • 27 – Bodas de Crisopázio
  • 28 – Bodas de Hematita
  • 29 – Bodas de Erva
  • 30 – Bodas de Pérola
  • 31 – Bodas de Nácar
  • 32 – Bodas de Pinho
  • 33 – Bodas de Crizo
  • 34 – Bodas de Oliveira
  • 35 – Bodas de Coral
  • 36 – Bodas de Cedro
  • 37 – Bodas de Aventurina
  • 38 – Bodas de Carvalho
  • 39 – Bodas de Mármore
  • 40 – Bodas de Esmeralda
  • 41 – Bodas de casamento de Seda
  • 42 – Bodas de Prata Dourada
  • 43 – Bodas de Azeviche
  • 44 – Bodas de Carbonato
  • 45 – Bodas de Rubi
  • 46 – Bodas de Alabastro
  • 47 – Bodas de Jaspe
  • 48 – Bodas de Granito
  • 49 – Bodas de Heliotrópio

 

50 – Bodas de Ouro

  • 51 – Bodas de Bronze
  • 52 – Bodas de Argila
  • 53 – Bodas de Antimônio
  • 54 – Bodas de Níquel
  • 55 – Bodas de Ametista
  • 56 – Bodas de Malaquita
  • 57 – Bodas de Lápis Lazuli
  • 58 – Bodas de Vidro
  • 59 – Bodas de Cereja
  • 60 – Bodas de Diamante
  • 61 – Bodas de Cobre
  • 62 – Bodas de Telurita
  • 63 – Bodas de Sândalo ou Lilás
  • 64 – Bodas de Fabulita
  • 65 – Bodas de Platina
  • 66 – Bodas de Ébano
  • 67 – Bodas de Neve
  • 68 – Bodas de Chumbo
  • 69 – Bodas de Mercúrio
  • 70 – Bodas de Vinho
  • 71 – Bodas de Zinco
  • 72 – Bodas de Aveia
  • 73 – Bodas de Manjerona
  • 74 – Bodas de Macieira
  • 75 – Bodas de Brilhante
  • 76 – Bodas de Cipreste
  • 77 – Bodas de Alfazema
  • 78 – Bodas de Benjoim
  • 79 – Bodas de Café
  • 80 – Bodas de Nogueira ou Carvalho
  • 81 – Bodas de Cacau
  • 82 – Bodas de Cravo
  • 83 – Bodas de Begônia
  • 84 – Bodas de Crisântemo
  • 85 – Bodas de Girassol
  • 86 – Bodas de Hortênsia
  • 87 – Bodas de Nogueira
  • 88 – Bodas de Pêra
  • 89 – Bodas de Figueira
  • 90 – Bodas de Álamo
  • 91 – Bodas de Pinheiro
  • 92 – Bodas de Salgueiro
  • 93 – Bodas de Imbuia
  • 94 – Bodas de Palmeira
  • 95 – Bodas de Sândalo
  • 96 – Bodas de Oliveira
  • 97 – Bodas de Abeto
  • 98 – Bodas de Pinheiro
  • 99 – Bodas de Salgueiro
  • 100 – Bodas de Jequitibá

Fonte: People.com

Informar Erro
Siga-nos no 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes