Como limpar joias de ouro e prata com produtos caseiros

Aprenda dicas simples e práticas para limpar acessórios de ouro e prata lisos, e também com pedras preciosas.

Metal precioso é igual dente! Só chama atenção se estiver limpo e brilhoso. Então, nada é mais importante que saber limpar joias de ouro e prata em casa. Dessa forma, você valoriza a peça e a produção do look.

Aqui você encontrará dicas de limpeza para peças de ouro e prata. Se a joia que você deseja polir for por sua vez folheada, não realize os tutoriais. Prefira fazer a manutenção com uma flanela mágica. Assim, você não corre o risco de estragar o banho do acessório.

 

Cuidados no momento de limpar joias de ouro e prata

Na hora de limpar as joias de ouro e prata, muita atenção na temperatura da água. Nunca use água quente, pois isso pode danificar as peças.

Em segundo lugar, só utilize escovas e panos macios durante a higienização da peça. Dessa maneira, você não corre o risco de arranhá-la no processo.

Por último, na hora de enxaguar os acessórios, cuidado com o ralo da pia. Use sempre escorredores ou peneiras fininhas durante a lavagem.

Joias de ouro

 

Como fazer a limpeza de joias de ouro e prata em casa
Imagem: reprodução / unsplash

 

Se os acessórios em ouro são bens materiais que demonstram carinho e simbolizam grandes laços afetivos -por exemplo, o casamento- cuidar dessas peças de maneira adequada é uma forma de cultivar esses elos.

Portanto, é importante ter atenção com o armazenamento, mas também com a limpeza dessas joias.

Confira uma maneira simples de limpar joias de ouro:

Você vai precisar de:

  • Um recipiente pequeno ou médio
  • Água morna
  • Detergente neutro
  • Escova de dentes com cerdas macias
  • Flanela ou tecido macio

Passo a passo: primeiramente, despeje a água no recipiente. O ponto dela é morna, só que mais pra fria, do que pra quente. Depois disso, acrescente algumas gostas de detergente neutro e misture bem. Em seguida, coloque as joias na solução e deixe descansando por cinco minutos. Então, tire as peças do líquido e escove-as. Após a escovação, enxague-as com água morna. Por fim, seque as joias com a flanela em movimentos delicados.

Atenção! Sempre manuseie as peças com cuidado. Portanto, na hora de limpar as joias de ouro e prata, escove-as de leve e vá aos poucos aplicando mais força, até encontrar um nível que promova a limpeza. Para evitar arranhões, nunca inicie o processo de maneira bruta.

 

Joias de prata

 

Como limpar joias de ouro e prata com produtos caseiros.
Imagem: reprodução / unsplash

 

Para recuperar o brilho da prata, você pode fazer uso do bicarbonato de sódio. Entretanto, não utilize a solução diariamente, pois ela pode danificar a camada mais superficial da joia, se feita com muita frequência.

Então, para limpar joias de prata no dia a dia é melhor adotar o método da flanelinha mágica, que consiste somente em polir o acessório com o tecido.

Limpeza da prata com bicarbonato de sódio:

Você vai precisar de:

  • 6 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 4 colheres (sopa) de sal refinado
  • 1 litro de água
  • Detergente líquido neutro incolor
  • Recipiente plástico
  • Flanela não abrasiva
  • 1 forma de alumínio

Passo a passo: para fazer a solução de limpeza, dissolva o bicarbonato de sódio e o sal, em um litro de água. Depois disso, deixe o produto descansar por três minutos (o líquido pode ser guardado por até três semanas, sempre mantendo a garrafa fechada).

Em seguida, para preparar a solução de higienização, despeje dois copos de água (cerca de 300 ml) num recipiente. Depois, acrescente uma colher de detergente líquido e misture. Por fim, deixe o produto descansar por um minuto.

Em terceiro, coloque a solução de limpeza num recipiente e mergulhe a joia. Deixe-a em contato com o líquido por um minuto. Se saírem algumas bolhas, não se assuste, é normal. Além disso, só ponha uma joia por vez no produto. Caso contrário, uma peça contaminará a outra.

Por fim, retire a prata da solução de limpeza e a coloque na de higienização por 30 segundos. Depois disso, basta secar a peça com a flanela.

 

Como limpar joias de ouro e prata com pedras

 

Como limpar joias com pedras
Imagem: reprodução / unsplash

 

As soluções caseiras indicadas acima são úteis para limpar joias de ouro e prata lisas. Se o seu acessório tiver uma pedra preciosa, realize este passo a passo, sugerido pela designer Cris Lemos, da CiS Joias.

Você vai precisar de:

  • Detergente
  • Água morna
  • Escova macia
  • Álcool
  • Pano ou flanela macia

Passo a passo: primeiramente, escove as joias em água morna com detergente neutro. Depois disso, lave bem as peças -também com água morna. Por fim, mergulhe-as no álcool e as seque com a flanela.

Se a sua pedra for esmeralda, utilize água fria no processo, ao invés de morna.

Fonte: Vivara.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes