Fronha de cetim é opção perfeita para acabar com o frizz dos cabelos

Não são só os pesadelos que bagunçam as madeixas. O tipo de fronha também tem papel central na forma como os cabelos acordam após uma noite de sono. Saiba o porquê.

"Eu acordei assim, perfeita!". Se o trecho da música "Flawless", da Beyonce, parece um devaneio, é porque está na hora de conhecer a fronha de cetim. O material para roupa de cama pode ter um impacto direto nos fios do cabelo, reduzindo o frizz e a desidratação nos fios.

 

Fronha de cetim para cachos
Imagem: reprodução / pinterest

Por que usar a fronha de cetim?

Além dos cuidados noturnos antes de dormir, a maneira de descansar a cabeça influencia na forma como o cabelo acorda.

A fronha de cetim atua nesse momento! Ela é uma aliada no cuidado dos fios, ajudando a manter a hidratação e o brilho das madeixas. Ademais, ela colabora com redução do frizz. Entenda o porquê:

 

Benefícios da Fronha de Cetim

Enquanto repousamos, a fronha do travesseiro (em especial a de algodão) vai roubando um pouco da água dos fios. Portanto, o tecido utilizado influencia diretamente no estado do cabelo na hora de acordar.

Assim, a fronha de cetim é uma ótima companheira para a noite, pois o material puxa menos água do cabelo. Logo, com a retenção de líquido dentro do fio, as madeixas se mantém hidratadas e brilhosas por mais tempo.

Em segundo, há também a questão do frizz. A redução dele costuma ser até mais notada do que a hidratação, já que o drama de acordar com o cabelo todo bagunçado atinge quase que 10 entre 10 mulheres. Ou seja: que atire a primeira pedra quem nunca reclamou desse efeito bagunçado nos fios.

Entretanto, seus dias de desconforto podem definitivamente ser reduzidos com a fronha de cetim. Isso acontece porque o material gera menos atrito que o algodão. Por isso, o cabelo desliza pelo travesseiro com mais facilidade e o resultado é um despertar menos bagunçado.

 

Fronha de cetim para cacheadas

Para as cacheadas, a fronha de cetim também é uma ótima escolha. Além do frizz e da hidratação, o material bagunça menos os cachos, deixando-os definido por mais tempo. Isso também é explicado pela questão do atrito entre o cabelo e o travesseiro.

Se o conceito ainda parece abstrato, faça a seguinte comparação. Pense num celular numa superfície lisa e tente empurrá-lo para frente e para trás com os dedos. Analise a força que você fez. Depois, apoie o smartphone num local menos regular, como um tapete ou um carpete. Repita o processo e perceba qual foi a dificuldade do movimento.

Se o cabelo é como o celular, pense no que é mais agradável para os fios repousarem durante a noite: uma superfície homogênea ou um apoio irregular, que dificulta o movimento dos fios?

Depois desse teste, é provável que você seja até mais compreensiva com as suas madeixas quando elas acordarem bagunçadas.

 

A fronha de cetim ajuda no frizz
Imagem: reprodução / unsplash

Devo evitar a fronha de algodão?

 

Em comparação com o cetim, sim, uma vez que a textura do algodão promove mais atrito com o cabelo. Logo, se o objetivo forem noites mais tranquilas, a primeira opção de material é a melhor escolha.

Porém, o cetim não é a resposta para todos os problemas capilares. Por exemplo, não adianta tomar banho pelando e, em seguida, dormir com a fronha de cetim e reclamar que acordou com o cabelo seco. Obviamente, a água quente estraga o cabelo, independente do material da roupa de cama.

Em suma, o tecido que cobre o travesseiro colabora com o efeito de um cabelo arrumado durante a manhã. Portanto, a fronha de cetim não é um tratamento em si, mas na verdade um hábito de manutenção. Diferenciando-se, por exemplo, de um botox capilar, que é uma técnica de hidratação.

 

Fronha de cetim para cabelo
Imagem: reprodução / unsplash

 

Dicas para acordar sem frizz

Além da fronha de cetim, existem outros métodos para te fazer acordar linda. Confira!

  • Touca de cetim: ótimo para as cacheadas. Vestir a touca pode ser um hábito aplicado na hora de dormir e que ajuda a combater o frizz e a modelar os cachos.
  • Touca nero: ideal para quem quer manter o efeito alisado por mais tempo. Além disso, ajuda no frizz e no volume das madeixas.

 

Por último, para segurar o frizz durante o dia, uma ótima opção é o defrizante. O produto combate os fios bagunceiros e ainda auxilia na hidratação dos cabelos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes