Inversão capilar é mito ou verdade?

Entenda quais são os preceitos por trás da técnica e descubra se ela possui embasamento científico ou não. Por fim, confira algumas dicas para crescimento capilar.

A Inversão capilar é uma técnica que ficou famosa com o livro The Baldness Cure, do autor Andy Bryant. Ele ensina como resolver a calvície a partir de três simples passos. Ademais, além de solucionar a queda capilar, o método promete o crescimento acelerado das madeixas.

Quer descobrir se é isso que vai transformar o seu corte Chanel num cabelo estilo Rapunzel? Role para baixo para desvendar esse mistério.

 

Inversão capilar para que serve
Imagem: reprodução / pinterest

O que é a inversão capilar?

A técnica da inversão capilar consiste em três passos: uso de óleos vegetais, aquecidos, para massagear o couro cabeludo. Entretanto, existe um "pequeno" detalhe: você precisa fazer a massagem de cabeça pra baixo!

O livro defende que a técnica estimula a chegada de nutrientes no couro cabeludo, assim como a irrigação sanguínea da região. Entretanto, não há evidências científicas de que o método funcione.

Ademais, a comunidade científica argumenta que a cabeça já é um local extremamente irrigado, e que por isso, não existe a necessidade de nos posicionarmos de cabeça pra baixo para aumentar a circulação de sangue.

Em adição, o estudo conduzido para dar credibilidade a inversão capilar foi realizado pelo próprio autor do livro, o que reduz o grau de credibilidade da pesquisa. Idealmente, no meio científico, uma hipótese precisa ser testada por diversas pessoas, em situações diferentes, para que ela seja ratificada.

 

Como fazer inversão capilar e quais são as contraindicações?

 

Se mesmo assim você quiser testar a Inversão Capilar. Ou seja, aquecer um óleo vegetal (100% natural) e fazer massagem no couro cabeludo, por alguns minutos, de cabeça pra baixo, atente-se as contraindicações!

Se você tem alguma alteração na pressão, problemas oculares (como por exemplo, glaucoma), vertigem e náuseas, cuidado. A técnica pode piorar o seu quadro, portanto, o melhor é não fazê-la. Porém, não há motivo para chateação, já que existem outras formas seguras para alongar as suas madeixas.

 

Inversão capilar para crescer cabelo
Imagem: reprodução / unsplash

 

Dicas para fazer o cabelo crescer, além da inversão capilar

 

Por fim, atente-se a algumas dicas simples e com respaldo científico para fazer o seu cabelo crescer.

Não deixe de consultar um profissional da saúde, caso você perceba que o seu cabelo está caindo mais do que o comum.

 

Inversão capilar como fazer
Imagem: reprodução / pinterest

 

Como fazer o cabelo crescer mais rápido?

  • Primeiramente, cuidado com o  nível de hormônios. Visite um endocrinologista para investigar se a queda capilar está relacionada a um desequilíbrio hormonal.
  • Em segundo lugar, mantenha uma dieta balanceada, e rica em proteínas e ferro.
  • Se seu cabelo é oleoso, lave-o todos os dias. A raiz oleosa estimula a queda capilar.
  • Por fim, faça exercícios regularmente.

 

Nos vídeos a seguir, o Dr. Lucas Fustinoni e a dermatologista Fabíola Bordin ensinam algumas técnicas interessantes e comprovadas cientificamente para acelerar o crescimento das madeixas.

Lembre-se, portanto, que o crescimento capilar depende de uma variedade de fatores. Aliás, é primordial prestar atenção na alimentação balanceada, incluindo todas as vitaminas necessárias para o crescimento de unhas e cabelos.

Com isso, você garante não apenas os cabelos de Rapunzel, mas também saúde em dobro. Afinal, a estética é um bom indicativo de que está tudo em ordem com o corpo.

 

 

 

https://www.instagram.com/p/CCwDx9mFQ1u/

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes