Reconstrução capilar: o que é, cuidados e como começar

Também conhecida como reposição capilar, a técnica é uma grande aliada para acabar com os fios detonados, frágeis e opacos. Saiba os benefícios e como fazer em casa.

A reconstrução capilar, como o próprio nome diz, é responsável por construir novamente, restaurar e renovar a saúde dos fios do cabelo. Se o seu cabelo está detonado, fraco, quebradiço ou elástico, está na hora de entender o que é a reposição capilar, cuidados e como começar. 

Neste artigo você confere como o tratamento pode devolver a força, vitalidade e a beleza ao seu cabelo. Então continue a leitura! 

 

O que é a reconstrução capilar

O que é reconstrução capilar
Reprodução/unplash

A reconstrução capilar é uma das três e últimas etapas do cronograma capilar. Ou seja, ao lado da hidratação e nutrição, a reconstrução tem um papel essencial no tratamento da fibra capilar.

Ela repõe os nutrientes perdidos durante um procedimento químico ou por fatores externos como vento, poluição, exposição à luz solar, água. 

Logo, se você fez ou ainda faz algum procedimento como alisamento, descoloração ou tintura, saiba que ele é capaz de acelerar as mudanças nas estruturas dos fios, como a perda da queratina.

Esse componente é importantíssimo para as madeixas, pois é a proteína essencial da fibra capilar. Sem ele os fios ficam cada vez mais expostos e frágeis.

Mas a boa notícia é que a reconstrução capilar é capaz de atuar como uma espécie de curativo que vai tratar os fios e reconstruir os danos existentes. Finalmente, agora que você já sabe o que é o tratamento, vamos explicar se ele se aplica ao seu caso.

 

Descubra se você precisa de uma reconstrução capilar

Descubra se você precisa de reconstrução capilar
Reprodução/unplash

 

Como mencionamos acima, a reconstrução capilar é a última etapa do cronograma capilar. Ou seja, é depois de nutrido e hidratado que seu cabelo estará apto a receber a reposição de queratina

Assim também já vimos que ela é indicada para os fios danificados e fragilizados. Mas para ter certeza se o seu cabelo precisa urgente de uma reposição capilar, vamos descobrir com um teste bem simples? 

 

O teste do fio no copo de água

Existe um método muito fácil que se chama teste de porosidade. Sem dúvida, ele é capaz de mostrar se o seu cabelo está apenas ressecado ou desnutrido, ou precisa de uma reconstrução profunda.

O que você vai precisar:

  1. Em primeiro lugar, corte um pedaço do seu fio de cabelo, de preferência da parte da nuca. 
  2. Logo depois, encha um copo de água.
  3. Jogue em seguida o fio no copo. Aguarde entre 1 a 2 minutos e verifique os possíveis cenários: 

Cenário 1: o fio boiou sobre a água

Isso mostra que a porosidade do seu fio está baixa, ou seja, é um bom sinal. Mantenha a hidratação capilar. 

Cenário 2: o fio ficou no meio do copo de água

Em resumo, a situação indica que a porosidade está normal ou mediana. Logo, você pode apostar na nutrição capilar para seus fios voltarem a ficar saudáveis. 

Cenário 3: o fio afundou completamente

Está na hora de fazer uma reposição capilar dentro do cronograma, pois a porosidade dos seus fios está alta. 

 

Periodicidade e cuidados na reconstrução capilar

 

Uma vez que você descobriu que o seu cabelo precisa de uma reconstrução capilar, é preciso ficar atenta aos cuidados necessários para que o tratamento seja eficaz. O recomendado é fazer a reconstrução uma vez por mês ou a cada 15 dias em casos mais extremos. 

Também é importante lembrar que o excesso de reposição da queratina pode dar o efeito contrário. Ou seja, ao invés de dar resistência e força ao fios, eles podem ficar sobrecarregados, duros, com pontas espigadas e quebradiços. 

O que você precisa saber sobre as máscaras reconstrutoras

As máscaras reconstrutoras podem ser facilmente encontradas nas farmácias e lojas especializadas em beleza. Elas possuem em sua composição ingredientes como a queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, proteína hidrolisada do trigo e do milho e aminoácidos. 

Geralmente as marcas costumam colocar nos rótulos dos produtos termos como "máscara de reconstrução" ou "máscara repositora". 

 

Para fazer em casa: um passo a passo da reconstrução capilar

Reposição capilar como fazer passo a passo
Reprodução/unplash

Depois de entender o que é a reconstrução capilar e a sua importância para a saúde dos fios, que tal fazer uma em casa seguindo esse passo a passo?

  1. Lave as madeixas com um shampoo para limpeza profunda sem sal.
  2. Depois de retirar o excesso de água, aplique a máscara de reconstrução em toda a extensão dos fios, evitando colocá-la na raiz.
  3. Deixe o produto agir por volta de 20 minutos.
  4. Se preferir, coloque uma touca térmica para potencializar o efeito do produto.
  5. Em seguida, enxágue bem o cabelo e aplique um condicionador.
  6. Lave novamente e deixe o cabelo secar naturalmente ou use um secador se o produto possui substâncias termoativadas.

Se você percebeu que os fios do seu cabelo estão opacos e frágeis, não deixe de fazer um cronograma capilar e não se esqueça de realizar uma reconstrução seguindo as nossas dicas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes