Parceria Brasil-Suécia deve ir além de caças Gripen

Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços diz que a Suécia está satisfeita com o andamento do projeto e quer mais parcerias.

BRASÍLIA - Representantes dos governos de Brasil e Suécia aprovaram nesta terça-feira, 18, o primeiro plano de trabalho que detalha a transferência de tecnologia no âmbito do projeto Gripen. Por ele, o Brasil comprará 36 caças de fabricação sueca e, com eles, terá acesso a conhecimento em áreas como tecnologia de armamento e engenharia de propulsão. "A ideia é que no futuro nós desenvolvamos não só aviões militares, mas também civis" , disse à reportagem o secretário executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Fernando Furlan. "Teremos a fabricação aqui, se não total, de alguma fase das turbinas."

Suécia quer mais parcerias com o Brasil

MineraçãoOs suecos, por sua vez, estão interessados em parcerias em outras áreas além da fabricação de aviões. Os campos de interesse vão desde a mineração sustentável até as cidades inteligentes, passando pela indústria de ponta. "As oportunidades no futuro estão na manufatura de alta tecnologia" , disse o vice ministro sueco para Assuntos de União Europeia e Comércio, Oscar Stenström. "É o único meio pelo qual Brasil e Suécia poderão competir no mercado global." Ele acrescentou que a Suécia está satisfeita com o andamento do projeto Gripen, e espera uma "longa e frutífera parceria".

Nesta quarta-feira, o sueco participa de um evento mundial de mineração que ocorre no Rio de Janeiro. Ele informou que a digitalização é uma tendência nessa atividade e que seu país possui fornecedores de equipamentos desse tipo. Também há máquinas que operam com menor consumo de energia. Os documentos assinados ontem começam a detalhar como se dará a parceria no âmbito do projeto Gripen. "Nosso principal ganho é ter acesso a tecnologia que não dominamos", explicou Furlan. Já está certo, por exemplo, que Brasil e Suécia trabalharão juntos para desenvolver um caça com dois assentos, um para o piloto e outro para o navegador. "No futuro, seremos capazes de produzir um caça de quinta geração." A tecnologia, que nos estágios iniciais será para aviões militares, depois poderá ser empregada na fabricação de aeronaves civis.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes