Ibovespa ignora pressão da inflação nos EUA e opera em alta

Resultado acima do esperado da inflação norte-americana veio acima do esperado pelo mercado local

O Ibovespa abriu o pregão desta quinta-feira, 10, em alta, na esteira da divulgação, mais cedo, do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos, que veio acima do esperado. O salto foi de 0,6% em maio e 5% na base anual, de acordo com o Bureau of Labor Statistics (BLS). A projeção, segundo consenso de economistas e analistas do Refinitiv, era de alta de 0,4% na comparação com abril e de 4,7% frente a maio de 2020.

Foi a maior alta na base anual para o período, quando subiu 5,3% em agosto de 2008,  pouco antes da crise econômica que abalou o mercado financeiro americano. Já com relação ao indicador de inflação que exclui os componentes voláteis de alimentos e energia, a alta registrada pelo Bureau of Labor Statistics foi de 0,7% na comparação com abril e de 3,8% frente maio do ano passado. A expectativa era de alta de 0,4% e de 3,4%, respectivamente.

Com o resultado, o mercado volta sua atenção para o Federal Reserve (Fed). Embora as chances de o Fed elevar a taxa de juros neste momento sejam pequenas, o banco central norte-americano pode antecipar a retirada dos estímulos via redução de recompra dos títulos de renda fixa.

Na Zona do Euro, o Banco Central Europeu (BCE) informou que manterá as taxas de juros inalteradas. Também deve elevar o ritmo da compra de títulos emergenciais em comparação ao que movimento do início do ano. Depois desse posicionamento, a taxa de depósito do BCE, utilizada como referencial neste assunto, permanece na casa de -0,5%, dando alívio para investidores da região.

Às 10h11 (horário de Brasília), o Ibovespa operava em alta de 0,37%, a 130.383 pontos.

Ibovespa hoje, 10 de junho de 2021

Sem maiores indicadores no Brasil, o destaque fica no campo político, após a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, autorizar que Wilson Lima (PSC), governador do estado do Amazonas, não compareça na CPI da Covid e, se for até a comissão,  permaneça em silêncio. Parlamentares querem ouvir do governador sobre a tese de que o Amazonas adotou uma estratégia de "imunidade de rebanho" contra a covid-19.

No entanto, Lima argumenta que governadores não podem ser obrigados a comparecer em uma CPI no Senado, já que o foco é na esfera federal. Para investigações locais, a comissão teria que ser formada na Câmara Estadual.

O mercado também deve se movimentar hoje sob o efeito do resultado da inflação no Brasil, elevando a pressão sobre o Banco Central na elevação dos juros. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,83% em maio em relação abril. O índice veio acima da expectativa de analistas do mercado, de alta de 0,76%. Com a alta de 0,83% do IPCA, a inflação acumulada em 12 meses subiu para 8,06%, bem acima do teto da meta fixada pelo Banco Central para 2021, de 5,25%.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes