Ibovespa abre em leve alta em dia de poucos dados econômicos

Compra de parte da BRF pela Marfrig ajuda Ibovespa a registrar leves ganhos no pregão desta segunda-feira

Depois de uma semana recheada de indefinições, o Ibovespa abre a segunda-feira, 24, sem rumo definido. No radar doméstico, principalmente, o relatório Focus da semana que revisa para cima o desempenho da economia brasileira. A revisão positiva é a quinta consecutiva feita pelo boletim, divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC).

Desta vez, as estimativas para o crescimento da economia brasileira em 2021 foram elevadas de 3,45% para 3,52%. Para efeito de comparação, em 19 de abril, a previsão era de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,04% para o período. Mas, para 2022, as expectativas caíram dos 2,38% esperados na semana passada para 2,3% agora.

As projeções para a inflação brasileira em 2021 também subiram, de 5,15% para 5,24%. Em 5 de abril, antes da primeira elevação no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a expectativa era de alta de 4,81% da inflação em 2021. Enquanto isso, para 2022, é esperada alta de 3,67% do IPCA, acima dos 3,64% da semana anterior.

A taxa básica de juros continua com a expectativa de um aumento da taxa Selic de 0,75 ponto percentual na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em junho, para 4,25% ao ano. Para o fim de 2021 e 2022 foram mantidas em 5,50% e 6,50%, respectivamente. Por fim, o dólar se manteve em R$ 5,30 para 2021 e para 2022.

Com tudo isso no radar, o Ibovespa abriu em leve alta de 0,09%, a 122.697 pontos, às 10h11 (horário de Brasília).

Covid e mercado corporativo

Já no setor empresarial, chama a atenção do Ibovespa a compra de 24,23% da BRF pela Marfrig. A empresa justificou a compra dizendo que é um momento de “diversificar os investimentos”. Em comunicado conjunto, as empresas confirmaram a transação, em um negócio de 196,68 milhões de papéis, comprados via opções e leilões em bolsa.

Além disso, no Brasil, nova preocupação com o avanço da Covid-19. Com menos de 20% da população vacinada até agora, especialistas temem pela chegada de uma nova onda de contaminação após ser identificada a variante indiana em território brasileiro. Na véspera, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a provocar aglomeração no Rio de Janeiro.

Ibovespa hoje, 24 de maio de 2021

No exterior, continua o temor de investidores com relação aos dados de inflação dos Estados Unidos, com reflexos no Ibovespa. Na reunião de abril, o Federal Reserve (Fed) sinalizou que pode reconsiderar as políticas monetárias caso a economia continue a apresentar sinais de rápida melhora, com alta geração de emprego e crescimento.

Na Ásia, as bolsas fecharam em sua maioria em alta. No entanto, assim como no Ibovespa, investidores continuam de olho em novas ondas de contaminação de coronavírus, assim como preocupações com a inflação americana. Além disso, o minério de ferro registra nova queda, com o contrato futuro na Bolsa de Dalian, da China, em baixa de 5%.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes