Conheça a história da GameStop e entenda o que ela causou no mercado

As ações da empresa chegaram a subir mais de 1800% em duas semanas e caíram 75% em dois dias.

Onda especulativa que começou a partir das movimentações com ações da GameStop mostra ao investidor que é preciso entender os riscos ao investir sem fundamentos.

Se você acompanha o mercado de ações, deve ter ouvido falar sobre a GameStop, empresa de jogos para computador que foi tema central dos mercados financeiros e da imprensa recentemente. Mas o que exatamente aconteceu? Qual a história da GameStop? Faz sentido comprar ações da empresa? Vamos explicar!

Primeiramente, saiba que se você não é fã de jogos eletrônicos, é normal que nunca tenha ouvido falar da GameStop. A empresa nasceu em 1984, fundada por dois colegas da Harvard Business School, e começou a vender ações na bolsa em 1994. A empresa tem lojas físicas em diversas cidades dos Estados Unidos e se tornou famosa no setor, sendo conhecida como o lugar ideal para se encontrar lançamentos. Ainda assim, a GameStop estava - ou talvez ainda esteja - prestes a fechar. Afinal, com a digitalização dos jogos, diminuiu muito a compra presencial deste tipo de produto. 

Recentemente, a comunidade Wall Street Bets, do fórum Reddit, percebeu que havia uma chance de “brincar” com o mercado. Muitos fundos bilionários estavam apostando na queda das ações da empresa através da chamada venda a descoberto. De forma simples, significa vender uma ação que não se tem em carteira. Ou seja, o fundo aluga a ação apostando na sua queda futura para lucrar com a diferença. Mas a comunidade resolveu inverter o jogo. Como? Comprando milhões de ações para que o preço subisse. 

 

Nunca a história da GameStop conseguiu tanta mídia

 

Quem conhece a história da GameStop provavelmente nunca pensou que, de uma hora para a outra, as ações da empresa de jogos eletrônicos subiriam mais de 1.800% em duas semanas, de US$ 19,95 no começo de janeiro para quase US$ 350 ao final do mesmo mês. 

Com isso, os fundos que haviam vendido a ação a descoberto, pensando em uma desvalorização dos papéis, passaram a se desesperar por conta do prejuízo. Afinal, eles teriam que comprar as ações a um valor muito maior do que imaginavam para poder realizar a venda futura. Corretoras chegaram, inclusive, a congelar as transações de compra da GameStop na NYSE. 

História da gamestop
Imagem: reprodução / unsplash

E as ações, como ficam?

 

Como explicamos, a subida das ações da GameStop não teve um fundamento real baseado em números da empresa ou perspectivas futuras. Pelo contrário, a história da GameStop começou a registrar maus bocados com as versões digitais dos jogos e todos os acontecimentos foram puramente especulativos. Ou seja, a valorização dos papeis não reflete a real situação das lojas. 

E quando a subida é grande, a queda também tende a ser. Depois de causar prejuízo de bilhões de dólares aos fundos que haviam apostado na sua queda, na terça-feira, por exemplo, o valor das ações caiu mais de 50%. Em dois dias, a queda chegou a 75%. Houve até paradas automáticas nas transações. Agora, os papeis continuam oscilando e o mercado permanece de olho na onda especulativa que tomou parte do setor, atingindo, inclusive, ações de outras empresas, como a AMC e a Blackberry.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes