Servidores públicos na Ucrânia detêm mais de 46,3 mil Bitcoins

Levantamento da plataforma Opendatabot revela o interesse crescente pelas criptomoedas especiamente em regiões da Europa 

<span">Um levantamento da plataforma Opendatabot, divulgado na quarta-feira, 7, apontou que 652 funcionários públicos da Ucrânia declararam a posse de 46.351 Bitcoins, além de outras criptomoedas, em suas declarações de patrimônio correspondentes a 2020.

<span">O valor pela cotação atual do Bitcoin giraria em torno dos US $ 2.972.710.652,90 (ou por R$ 15.262.719.983,56). O valor total ainda é bem maior, já que quase 40% também declararam possuir outras criptomoedas.

<span">De acordo com as informações da empresa, dentre os 791.872 funcionários que apresentaram suas declarações, 652 registraram que possuem criptomoedas, sendo que 397 (61,1%) confirmaram possuir Bitcoin; 24,2% de ether (ETH), a criptomoeda de Ethereum; 4,2% litecoin (LTC) e os 10,7% restantes outros ativos criptográficos.

<span">Lidera a lista, já há dois anos, o deputado Vyacheslav Mishalov, que declarou possuir 18.000 Bitcoins (US $ 1.055.151.000,00). Em seguida, aparecem o primeiro secretário da embaixada ucraniana no Vietnã, Peter Sergeevich, com 6.528 Bitcoins e, fechando o pódio, Urbansky Alexander Igorevich do Conselho Regional de Odessa, com 5.328 Bitcoins.

<span">A Opendatabot destaca que não há legislação no país com relação às criptomoedas, o que significa que qualquer um pode declarar posse de criptoativos, sem precisar fornecer documentos que provem e que isso representa um risco de abuso financeiro, já que Bitcoins inexistentes declarados podem ser usados como justificativa para rendimentos ilícitos no futuro.

<span">O levantamento da empresa ucraniana ratifica outras pesquisas, que mostram o crescimento pelo interesse em criptomoedas principalmente em regiões da Europa.

<span">Um estudo da empresa Chainalysis, ooochamado Global Cryptocurrency Adoption Index, divulgado em setembro de 2020, apontou Ucrânia, Rússia e Venezuela como usuários de varejo mais ativos de criptomoedas.

Moeda Digital de Banco Central - bitcoins

<span">A exemplo de outros países e União Europeia, que têm feito estudos para adoção de uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC), o Ministério da Transformação Digital da Ucrânia assinou um acordo com a Stellar Development Foundation (SDF), em janeiro deste ano, para desenvolvimento de ecossistema de ativos digitais, que acompanhará a CBDC.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes