Agência Lupa inaugura venda de checagem em NFT no mundo

Empresa brasileira especializada em checagem de fatos é uma das quatro fact-chechers do mundo a integrar a Facts-NFT

A Agência Lupa, empresa brasileira especializada em checagem de fatos, se tornou a primeira Fact-checker do mundo a vender uma checagem no formato NFT (token não fungível e que, uma vez criado, não pode ser alterado), na sexta-feira, 02, Dia Internacional do Fact-Cheching.

A Lupa é uma das quatro fact-checkers do mundo a integrar a Facts-NFT, primeira loja virtual de compra e venda de checagens no formato NFT, lançada também na sexta-feira, com 20 checagens históricas dos acervos da Agência Lupa, Lead Stories (Estados Unidos), Newtral (Espanha) e Taiwan FactCheck Center (Taiwan), organizações que fazem verificação de noticias diversas, como política, saúde, meio ambiente e celebridades.

No fim da tarde da sexta-feira, a Facts-NFT anunciou a primeira venda, uma checagem de fato sobre Hidroxicloroquina feita pela Agência Lupa e que foi adquirida pelo ex-presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), editor do Estadão Dados e do Estadão Verifica, Daniel Bramatti. 

"A atividade de verificação de fatos é de imenso valor para a sociedade, especialmente em uma crise como a que estamos enfrentando. É uma alegria poder colaborar com a Lupa e a Facts-NFT, especialmente desta forma inovadora. Escolhi a checagem de fatos sobre a cloroquina porque contém informações que podem evitar danos à saúde das pessoas. Se a desinformação pode causar mortes, o jornalismo, junto com a ciência, pode salvar vidas", celebrou no Twitter Bramatti, que adquiriu o token por 0,05 ETH (cerca de R$ 500 na cotação atual). 

Fact-Cheching

Cristina Tardáguila, jornalista e fundadora da Agência Lupa, em entrevista por telefone ao DCI, comemorou a primeira venda e apontou que "a Lupa entra para a história como a primeira organização a vender efetivamente um trabalho em formato NFT. É um momento histórico nos cinco anos da empresa que vem combatendo a desinformação em todas as frentes". 

A jornalista falou da importância da iniciativa, que busca mobilizar três grupos de investidores: pessoas que apoiam a causa (da checagem de fatos), que podem ao mesmo tempo colaborar e garantir algo mais substancial do que um brinde como uma caneca, por exemplo; colecionadores, que vão poder contar com tokens com checagens históricas, que terão valor memorável com o tempo; além dos próprios investidores ou especuladores, que contam com um produto que pode ser negociado e revendido em um mercado que tem se mostrado bastante interessante e promissor. 

Cristina também destaca que a iniciativa pode apresentar um novo modelo de negócio, independentemente de anunciante ou patrocinador, mas encontrando na própria sociedade um meio de financiar o jornalismo.

"A Lupa trabalha sob forte tensão desde a sua criação, passando por momentos importantes no país, como o Impeachment da ex-presidente Dilma, as Olimpíadas, as eleições e agora também com a pandemia. É muito importante saber que há pessoas dispostas a financiar esse trabalho, que é tão difícil", avaliou. 

A Facts-NFT

O objetivo da iniciativa é atingir uma nova audiência e alavancar um novo modelo de financiamento e atuação conjunta na luta contra a desinformação e as Fake News.

Cada checagem da primeira coleção está disponível a partir de 0.05 ETH (aproximadamente R$ 500) e, ao adquirir, o comprador tem direito imediato à posse do token, que representa a checagem e o material exclusivo anexado à verificação (bastidores da apuração, informações extras, comentários, etc).

O projeto, que conta com apoio do Instituto Vero, fundado por comunicadores e pesquisadores para fomentar a educação digital e combater a desinformação, ressalta também o compromisso com o trabalho das agências que, em nenhum momento, será influenciado pelo mercado criado pela Facts-NFT. 

"Todos devem saber, no entanto, que nada disso influenciará o processo editorial ou as políticas das organizações aqui envolvidas. Os verdadeiros defensores do fact-checking sabem que o valor desse trabalho reside em sua independência e em seu apartidarismo", destaca a plataforma.

Além de Cristina Tardáguila, que até março deste ano atuou como associada da International Data Verification Network e coordenou o maior projeto de verificação colaborativa do mundo, o #CoronaVirusFacts; a Facts-NFT é uma iniciativa do consultor da indústria de blockchain, Gabriel Rondon; do cofundador da startup AppCívico e coordenador digital de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral nas eleições de 2020, Thiago Rondon; e do designer visual Isaac Rodriguez. 

INSS tem 1,8 milhão de pedidos parados;

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes