Banda Gorillaz anuncia lançamento de NTF sob críticas de fãs

Anúncio de token não fungível, o NFT, gerou questionamentos sobre impacto ambiental, mas banda não deve recuar

A banda Gorillaz, famosa por ser composta por personagens animados, comemorou 20 anos do lançamento do seu primeiro álbum, na sexta-feira,26, e aproveitou para anunciar vários projetos. Um deles, o lançamento de um token não fungível (NFT), acabou gerando críticas de alguns fãs, que questionam o possível impacto ambiental dos itens digitais.

Segundo o anúncio, que veio acompanhado de outras novidades, como figuras de vinil, uma nova coleção de roupas da banda com a marca G Foot e relançamento de alguns dos álbuns da banda, o NFT está sendo desenvolvido em conjunto com a empresa de brinquedos Superplastic, que lançou o seu primeiro NFT, em fevereiro deste ano.

Os fãs, no entanto, criticaram a decisão alegando alto consumo de eletricidade e liberação de carbono para manter os tokens não fungíveis em atividade devido ao processo de mineração necessário para manter ativa a blockchain do Ethereum onde 90% dos NFTs são construídos.

Muitos dos seguidores da banda acusaram a banda de hipócrita, lembrando que, em 2010, a Gorillaz lançou o álbum Plastic Beach, em que justamente falava sobre consciência ambiental, perigos do consumo excessivo e do desperdício.

Pressão

Um fã identificado como Jamie Bradner criou uma petição online para pressionar a Gorillaz a abandonar o projeto. O abaixo-assinado online já conta com 2.344 assinaturas das 2.500 esperadas na plataforma change.org.

“Gorillaz e as mensagens em sua música e arte significaram muito para mim como fã ao longo dos anos, como tenho certeza que significaram para milhares de outras pessoas. Eu acredito que a decisão da Eleven Mgmt (sua gestão) e da Warner Music (sua gravadora) de criar NFTs em colaboração com a Superplastic baseada na arte de Gorillaz está mal informada, na melhor das hipóteses, e vai contra o que Damon Albarn e Jamie Hewlett criaram originalmente. Quero deixar claro que a comunidade Gorillaz é amplamente contra a produção de NFTs e que valorizamos a mensagem de Plastic Beach”, diz parte da justificativa da petição.

No entanto, apesar das críticas a banda deve continuar com o projeto programado para ser lançado em abril.

No Brasil, a cantora Pablo Vittar postou em seu Twitter, na segunda-feira, 29, mensagem em inglês: “trabalhando em alguns grandes planos NTF em breve”, sem dar mais informações.

A postagem tem mais de mil comentários, com vários deles indo na mesma linha dos fãs da Gorillaz e pedindo que ela desista.

Vasco token e Mercado Bitcoin: saiba como funcionará a parceria

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes