Binance é acusada de atividade ilegal na Alemanha

A BaFin, autoridade de supervisão financeira alemã, disparou alerta com suspeitas de Binance violar regras

A BaFin, Autoridade Federal de Supervisão Financeira da Alemanha, fez um alerta, nesta quarta-feira, 28, sobre ter “motivos razoáveis para suspeitar” que a Binance possa estar violando as leis de valores mobiliários do país.

O alerta da BaFin se refere à operação com um serviço de negociação de ações tokenizadas anunciado recentemente, começando com a montadora Tesla, que é liquidada na forma de stablecoin BUSD da exchange. 

Segundo regulatórios do Financial Times, o serviço causou surpresa em todo o ecossistema regulatório da Europa, incluindo a Alemanha, já que a oferta da Binance é feita em parceria com a empresa de serviços financeiros alemã CM-Equity, que é licenciada no país.

"A oferta pública de valores mobiliários sem um prospecto aprovado constitui,  a menos que se aplique uma exceção, uma violação da obrigação do prospecto nos termos do Artigo 3, parágrafo 1 do Regulamento do Prospecto da  UE. Contrariamente ao Artigo 3, parágrafo 1 do  Regulamento do Prospecto da UE, nenhum prospecto foi publicado para as ofertas públicas da Binance Deutschland  GmbH  &  Co.  KG. Não há indícios de uma exceção ao requisito do prospecto", diz o aviso da BaFin. 

O aviso aponta para uma empresa chamada Binance Germany GmbH & Co. KG, que a BaFin disse acreditar oferecer "títulos na forma de 'token de ações' com os termos TSLA / BUSD, COIN / BUSD e MSTR / BUSD sem os prospectos exigidos no local na rede Internet." O CM-Equity não foi mencionado no edital.

Embora não diga quais ações serão tomadas, o aviso traz a descrição da potencial punição para esse tipo de violação, podendo chegar a multa de cinco milhões de euros.

Reino Unido, Europa e Hong Kong

“A violação da obrigação do prospecto constitui contra-ordenação nos termos do § 24 Parágrafo 3  Nº  1 da  WpPG  e pode ser punida com uma multa até 5 milhões de euros  ou  3 por cento do volume de negócios total do último exercício financeiro de acordo com o § 24 § 6º  WpPG . Também podem ser aplicadas multas de até o dobro do benefício econômico derivado da infração”, afirma o auto de infração.

A legalidade das ações tokenizadas da Binance está sendo questionada pela FCA  (Financial Conduct Authority) do Reino Unido e SFC (Securities and Futures Commision), de Hong Kong, além da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no Brasil. Já em países como Estados Unidos, China e Turquia, as ações tokenizadas receberam restrições regulatórias não sendo sequer disponibilizadas. 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes