Bitcoin valorizado pode rivalizar com ouro, diz analista

Criptomoeda se aproximou novamente dos US $ 60 mil, indicando que o BTC pode superar o ouro como alternativa de investimento

A alta valorização do Bitcoin, que se aproximou novamente dos US $ 60 mil, na terça-feira, 30, além da credibilidade que a criptomoeda vem ganhando com o aporte de grandes empresas, como a Tesla, que passou a aceitar Bitcoin como pagamentos nos Estados Unidos, e os recentes anúncios de operadores financeiros como Visa e PayPal, com projetos para disponibilização de transações com o ativo em suas plataformas, pode estar indicando uma outra mudança no mercado e levando o Bitcoin a superar o ouro como investimento seguro.

Na terça, o preço do Bitcoin em relação ao ouro, que fechou abaixo de US $ 1,7 mil, atingiu 34,94 onças, se aproximando do pico de 35,35 onças registrado no dia 13 do mês, quando chegou a superar a barreira dos US $ 61,7 mil. 

A valorização demonstra uma tendência, com o valor do Bitcoin em relação ao ouro tendo dobrado neste ano e crescido quase sete vezes desde outubro do ano passado. 

Bitcoin rivaliza com o ouro

Também é importante apontar que essa diferença se deve à valorização crescente e acelerada do Bitcoin, que, em 2020, chegou a 265%, ante os 22% do ouro, que teve um grande ano, alcançando novas máximas em todas as principais moedas antes de chegar a US $ 2 mil por dólar americano pela primeira vez.

Especialistas avaliam também que o pacote de estímulo econômico de US $ 1,7 trilhão do presidente Joe Biden pode elevar os investimentos em ouro e em Bitcoin, diante do receio de uma possível inflação e queda no valor do dólar. 

O analista Mike McGlone da Bloomberg chegou a comentar em seu Twitter, no início deste mês, que ““o ouro sempre terá um lugar nas coleções de joias e moedas, mas a maioria dos indicadores aponta para um ritmo acelerado do Bitcoin substituindo o metal como reserva de valor nas carteiras dos investidores”.

Em dezembro de 2020, estrategistas da JPMorgan, que costuma ser cautelosa e crítica ao Bitcoin, reconheceu que “a adoção do Bitcoin por investidores institucionais apenas começou, enquanto para o ouro sua adoção está muito avançada”, acrescentando que, “se essa tese de médio e longo prazo se mostrar correta, o preço do ouro sofrerá uma reviravolta estrutural nos próximos anos”. 

Bitcoin ainda vale? Quais as vantagens e os riscos após a alta

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes