China realiza primeira transação B2B com yuan digital

Duas empresas de comercialização de combustível na cidade de Dalian, província de Liaoning concluíram a primeira transação digital B2B do país usando a moeda digital

Duas empresas de comercialização de combustível na cidade de Dalian, província de Liaoning, na China, concluíram a primeira transação digital B2B do país usando a moeda digital oficial do governo chinês, o Yuan Digital.

De acordo com a mídia chinesa, a liquidação do pagamento B2B foi concluída em uma plataforma de remessa na qual o comprador e o vendedor puderam confirmar o pagamento e o status da remessa em tempo real.

No entanto, embora o teste que foi realizado em conjunto pelo Postal Savings Bank of China, Dalian Deta Holding Co Ltd e CYNTEK tenha sido considerado o mais recente esforço bem-sucedido na operação CBDC (Moeda Digital de Banco Central) da China, especialmente para empresas, está em conflito com as preocupações de privacidade levantadas por especialistas.

Privacidade - B2B com yuan digital

Segundo o World Street Journal, o yuan digital poderia ser usado offline em algum momento e sem que os comerciantes incorressem em taxas, mas suas transações são 100% rastreáveis ​​pelo Banco Popular da China. O que poderia impactar tanto os cidadãos quanto as empresas estrangeiras, uma vez que a moeda digital, produzida pelo Banco Central da China, é lançada publicamente e os dados permanecem com o governo.

“O banco central saberia quem está pagando, quanto estão pagando, quando estão pagando, onde estão pagando e, então, analisar o padrão de pagamento”, disse ao World Street Journal Yaya Fanusie, Membro Adjunto Sênior do Center for a New American Security.

Estudioso de moedas digitais há seis anos, Fanusie acredita que elas podem criar uma política monetária mais eficiente e conter atividades criminosas. Ela aponta, no entanto, que o CBDC da China não é tão anônimo como afirmado.

“Este yuan digital tem menos a ver com dinheiro e mais com dados. (O) banco central falou sobre a existência de anonimato controlável, o que realmente significa que é anônimo horizontalmente. Os usuários que o usam não sabem necessariamente a identidade de todas as pessoas com quem estão interagindo. Mas verticalmente, não é anônimo. O banco central está no topo com as informações de todos os usuários”.

Enquanto o governo chinês continua estudando maneiras de tornar possível o comércio internacional com o yuan digital, Fanusie disse que as questões de dados e privacidade determinarão até que ponto seu uso será feito fora do país.

No Brasil, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, já declarou que o país, assim como a China, deve ter uma moeda digital própria até 2022 e que a intenção é reduzir o custo do dinheiro físico, uma vez que o real passaria a ser menos utilizado, reduzindo a emissão do papel moeda, entre outros.

Quer transferir dinheiro pelo Pix? Saiba como fazer a transação

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes