Quer transferir dinheiro pelo Pix? Saiba como fazer a transação

Com a nova função, transferências podem ser realizadas em qualquer dia e horário sem custo para pessoas físicas

Nesta segunda-feira (16), começou a funcionar o Pix. A função foi lançada com o objetivo de efetuar transferências instantâneas, pagamentos de contas e compras em até 10 segundos em qualquer horário e dia. Em um segundo momento, o Pix também promete avançar em áreas como pagamento de impostos, taxa de passaportes, inscrição de vestibular e até no mercado de crédito. Assim, uma das maiores esperas está na facilitação para transferir dinheiro pelo Pix.

 

O que é o Pix?

O Pix é uma funcionalidade disponível em aplicativos de bancos e fintechs onde a pessoa já tem conta. Ele torna as transferências mais ágeis que o DOC/TED, e pode ser feito sete dias por semana, 24 horas por dia. Além disso, também promete realizar as operações em apenas 10 segundos. Contudo, os demais modos de pagamento continuam valendo. Dessa forma, o pagamento instantâneo é mais uma modalidade.

Entre os objetivos do Pix, de acordo com o Banco Central, está a intenção de aumentar a competitividade do mercado, baixar o custo para os clientes, incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo e promover a inclusão financeira.

 

Como transferir dinheiro pelo Pix?

Uma das maiores expectativas com o Pix são as transferências, facilitadas e mais baratas. No caso de transferências para pessoas físicas, no recebimento e envio de recursos, não haverá cobranças. Assim,

  1. Cadastre uma chave, que pode ser número de celular, CPF ou e-mail, por exemplo;
  2. Busque a aba "Pix" em seu aplicativo;
  3. Toque em "Transferir" e indique o valor da transferência;
  4. Para fazer a transferência, insira a chave da pessoa favorecida e conclua a transação em poucos segundos.

Assim, a transação dispensa informar todos os dados bancários e pessoais do favorecido. É possível encontrar a funcionalidade nos diversos aplicativos de bancos e fintechs. A operação pode ser feita a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Além disso, o cadastro desse código é feito também nesses aplicativos, basta acessar a seção destinada ao Pix.

 

Leia também:

Pix poderá ser usado para recolher FGTS; veja o que muda

Pix para empresas: veja como vai funcionar e quais as vantagens

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes