China quer liberar yuan digital nos Jogos Olímpicos

Para vice-governador do Banco Popular da China seria o primeiro teste do yuan digital com estrangeiros

O vice-governador do Banco Popular da China (BPC), Li Bo, disse, em um painel da CNBC no Boao Forum for Asia, no domingo, 18, que os Jogos Olímpicos de Inverno podem se tornar o primeiro teste com estrangeiros do yuan digital, a moeda digital de banco central (CBDC) da China. 

“Para as próximas Olimpíadas de Inverno de Pequim estávamos tentando tornar o e-CNY disponível não apenas para usuários domésticos, mas também para atletas internacionais e como visitantes”, disse Li, reforçando a intenção, que já havia sido anunciada em agosto do ano passado. 

Segundo ele, o Banco Popular da China não pretende substituir o domínio do dólar americano como moeda de reserva mundial e o foco do yuan digital seria o uso doméstico.

“Para a internacionalização do renminbi, já dissemos várias vezes que é um processo natural e que o nosso objetivo não é substituir o dólar americano ou qualquer outra moeda internacional. Acho que nosso objetivo é permitir que o mercado escolha e facilite o comércio e os investimentos internacionais ”, avaliou.

Apesar disso, o uso transfronteiriço da moeda não é descartado, com o banco explorando opções, conforme aponta Li: “Ao mesmo tempo, trabalhando com nossos parceiros internacionais. Esperançosamente, a longo prazo, também temos uma solução transfronteiriça ”.

O vice-governador do Banco ainda apontou que a China agora vê o Bitcoin como uma alternativa de investimento. 

Yuan Digital

A China deu início a um projeto de CBDC em 2019, contando com o envolvimento dos maiores bancos estatais do país, além de gigantes do ramo de pagamentos, como a Tencent e a Ant Financial.

No início deste mês, o diretor do escritório de pesquisa do BPC, Wang Xin, anunciou que a instituição concluiu os primeiros pilotos transfronteiriços do yuan digital com a Autoridade Monetária de Hong Kong. O governo chinês afirmou que não tem intenção de substituir moedas fiduciárias existentes, inclusive o dólar americano. 

Mas com o yuan digital apontando como a CBDC mais avançada para lançamento, o que daria à moeda digital do Banco Central chinês uma vantagem inicial, o governo americano, segundo fontes internas, iniciou um estudo para avaliar os possíveis efeitos da moeda digital sobre o dólar a longo prazo. 

Efeitos de CBDC sobre dólar preocupa governo Biden

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes