Efeitos de CBDC sobre dólar preocupa governo Biden

Autoridades americanas se preparam para possível impacto intensificando esforços para entender como yuan será distribuído

A guerra pelo controle econômico mundial travada entre Estados Unidos e China ganhou um novo capítulo. O governo de Joe Biden  se mostra preocupado com os efeitos de longo prazo que uma moeda digital de banco central chinesa (CBDC),  China realiza primeira transação B2B com yuan digital , um suposto yuan digital, poderia ter sobre o status do dólar como moeda de reserva mundial.

As informações são da Bloomberg, no domingo, 11, que diz que funcionários de vários departamentos do governo norte-americano estão aumentando os esforços para entender melhor as possíveis ameaças que a iniciativa da China traria.

As autoridades do Tesouro dos EUA, Departamento de Estado, Pentágono e Conselho de Segurança Nacional não estariam incomodadas com impactos de curto prazo que o yuan digital poderia ter sobre o dólar. A longo prazo, no entanto, a moeda digital chinesa e seus efeitos sobre a moeda de reserva global geram preocupação

Se preparando para o possível impacto, as autoridades intensificam esforços para entender como o yuan digital será distribuído e se isso contorna as sanções comerciais.

Yuan Digital está em desenvolvimento desde 2019

A China deu início a um projeto de CBDC em 2019, contando com o envolvimento dos maiores bancos estatais do país, além de gigantes do ramo de pagamentos, como a Tencent e a Ant Financial.

Alguns testes já foram realizados em cidades selecionadas, como a oferta de pacotes vermelhos digitais de dinheiro aos cidadãos por meio de uma loteria que poderia ser gasta nas lojas participantes.

Isso coloca a China numa possível liderança para o lançamento de uma CBDC, o que daria à moeda digital do Banco Central chinês uma vantagem inicial. Algo que começa a preocupar os americanos, destaca a Bloomberg.

Na Europa, moeda digital só após 2025

O euro digital  Euro Digital só em 2025, avalia presidente do BCE não deve estar disponível antes de 2025. Pelo menos é o que acredita a presidente do Banco Central da Europa, Christine Lagarde, que falou recentemente sobre o projeto.

No Brasil, o Banco Central já anunciou que estuda diversos projetos para a implantação do real digital  . O presidente da instituição, Roberto Campos Neto, acredita que a CBDC irá aos poucos substituindo a moeda física no uso diário.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes