Diretor do BC diz que função do regulador é deixar criptos funcionarem

João Melo falou durante evento sobre moedas digitais realizado pela FGV na cidade de São Paulo

Durante o Webinar Pix e Moedas Digitais, realizado pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP) na segunda-feira, 7, o Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central do Brasil, João Manoel Pinho de Mello, disse que a função dos reguladores é atuar para liberação das criptomoedas e stablecoins, desde que eles resolvam problemas e ajudem o sistema financeiro a funcionar.

"Se criptomoedas, stablecoins ajudam o consumidor, a função do regulador é 'botar pra dentro' e deixar funcionar. Agora é claro que há preocupações com relação à lavagem de dinheiro, acordos internacionais, prevenção ao financiamento do terrorismo, entre outros", disse o diretor do BC.

Recentemente, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, já havia falado sobre regulação e apontado ser mais importante que ela seja focada nas empresas do ecossistema e não nos criptoativos.

"Regular as criptomoedas é irrelevante. O cripto tem uma coisa muito diferente, porque o network fica cada vez melhor para cada ativo criado na margem. Em uma analogia pobre, é como se cada carro fabricado melhorasse a eficiência da rodovia”, comparou Campos Neto.

Diretor do BC: do Pix ao Real Digital

Durante o Webinar, Pinho de Mello destacou bastante o Pix e o quanto o Banco Central acredita em digitalização e nos meios de pagamentos digitalizados. Ele apontou que uma transição do dinheiro físico para o digital de forma suave é necessária, até para garantir a inclusão social, mas que, apesar disso, o dinheiro físico ainda é muito enraizado no país.

O diretor garantiu que o real digital será uma realidade no país e destacou as diretrizes divulgadas pelo Banco Central recentemente para o desenvolvimento da Moeda Digital de Banco Central (CBDC).

"A intenção do Banco Central é sim que a moeda seja usada para o varejo até porque para o atacado nós já temos moeda digital há muito tempo que é o sistema de transferência de reservas do banco central, usado para grandes transações, mas também ela será voltada a permitir a criação de smart contracts", explicou.

Por fim, ele ressaltou que o real digital, como ativo emitido pelo Banco Central, seguirá todos os princípios de segurança. 

"Resumindo, a melhor forma de você pensar o que será o CBDC do Brasil é pensar que ela será o Real Digital, um ativo do Banco Central que você pode transacionar facilmente entre todos de igual maneira e sem atrito", finalizou.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes