Fed publicará documento sobre CBDC

O Federal Reserve deu indícios sobre a possibilidade de os EUA terem uma Moeda Digital de Banco Central

O Federal Reserve (Fed) anunciou, na quinta-feira, 20, que publicará um relatório sobre as implicações da evolução tecnológica para meios de pagamento digitais, focando na possibilidade do país desenvolver e emitir uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC). A publicação deve ser feita nos próximos meses.

“O Federal Reserve estuda esses desenvolvimentos e explorando maneiras de refinar seu papel como provedor principal de serviços de pagamento e como autoridade emissora de moeda dos EUA”, diz um comunicado feito pelo Banco Central norte-americano.

No comunicado, o banco central americano também destacou que a criação de uma moeda digital seria um complemento e não um substituto do dólar real. 

O presidente do Fed, Jerome Powell, falou ainda sobre o andamento das pesquisas de projetos para implementação de uma CBDC. Segundo ele, a emissão de uma CBDC pelo Fed levantaria considerações importantes sobre política monetária, estabilidade financeira e proteção ao consumidor, além de questões de privacidade e jurídicas, situações que exigem cuidado e uma análise detalhada.

“Na busca por essas funções essenciais, temos monitorado e nos adaptado cuidadosamente às inovações tecnológicas que agora estão transformando o mundo dos pagamentos, finanças e bancos”, afirmou.

CBDC dos EUA

Essa seria uma justificativa para o fato de os Estados Unidos não estarem entre os países mais avançados em um projeto de CBDC, em comparação com seu principal rival econômico no momento, a China, que já vem realizando testes com o yuan digital e desponta como o país mais avançado no desenvolvimento dessa tecnologia, ou mesmo com países europeus, com o euro digital já tendo iniciado testes, ainda que a expectativa seja de que não venha antes de 2025, conforme avaliação da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

A preocupação com o avanço do yuan digital gera preocupação nas instituições americanas que, segundo fontes, estariam atentas à possível ameaça que a CBDC chinesa teria sobre o dólar, principal moeda de reserva internacional. Recentemente, Powell disse que “a moeda que está sendo usada na China não é aquela que funcionaria nos EUA. É aquela que realmente permite ao governo ver em tempo real todos os pagamentos pelos quais ela é usada”, observou, insinuando que ela seria usada para vigiar a população.

Já no Brasil, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falou algumas vezes sobre um possível real digital e afirmou que a instituição está analisando mais de um projeto para iniciar testes.

Brasil poderá ter sua própria moeda digital em 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes