Bitcoin e CBDC vão coexistir, diz o Morgan Stanley

Avaliação recente feita pelo banco de investimento diz que moedas servem a propósitos diferentes e com atrativos distintos

Com o avanço dos projetos de Moedas Digitais de Banco Central (CBDC), analistas passaram a avaliar qual o impacto sobre as criptomoedas já existentes, como o Bitcoin, por exemplo. Uma avaliação recente foi feita pelo banco de investimento Morgan Stanley, que diz acreditar que os dois tipos podem coexistir, já que servem a propósitos diferentes e com atrativos distintos.

O documento com a discussão sobre o assunto foi divulgado na última semana e traz a avaliação dos analistas do Morgan Stanley, incluindo o economista-chefe, Chetan Ahya.

“As criptomoedas ainda existirão, pois continuarão a servir a outros casos de uso (...) Por exemplo, algumas criptomoedas podem funcionar como uma reserva de valor (...) já que alguns segmentos do público não confiam totalmente nas moedas fiduciárias”.

Segundo a opinião dos analistas do banco, são diferentes os usos CBDCs e das criptomoedas, que podem, inclusive, ser uma reserva de valor, semelhante ao ouro, em um ativo especulativo. 

Essa avaliação encontra eco em outras personalidades, como a senadora norte-americana pró-Bitcoin, Cynthia Lummis; e o presidente do Federal Reserve Bank de Dallas, Rob Kaplan.

O relatório ainda aponta que “o interesse dos investidores em criptomoedas cresceu junto com a resposta de política fiscal e monetária sem precedentes à pandemia”.

O  Morgan Stanley acredita que os CBDCs serão bem diferentes das criptomoedas, pois é improvável que usem blockchains. O Banco Central Europeu (BCE) também disse que os CBDCs têm pouco a ver com criptomoedas, que o banco vê como ativos especulativos e não como moedas reais.

Stablecoins sob risco

Analistas, no entanto, apontam que, enquanto as criptomoedas parecem seguras ante o surgimento das CBDCs, o mesmo não pode ser dito sobre as stablecoins, que são pareadas em ativos estáveis, como alguma moeda fiduciária como o dólar americano, caso da Tether (USDT). De acordo com a análise, CBDCs representam maior risco para stablecoins.

Atualmente, segundo dados do Banco de Compensações Internacionais, 86% dos bancos centrais do mundo, incluindo o do Brasil, estão trabalhando em algum projeto de moeda digital.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes