Nokia anuncia marketplace de dados baseado em blockchain

Novo serviço oferece transações e análises de dados dentro de uma infraestrutura de blockchain segura e privada.

A Nokia, fabricante de smartphones líder de mercado até 2012, lançou um serviço de infraestrutura de mercado de dados baseado em blockchain de nível empresarial. O Nokia Data Martekplace foi anunciado por meio de comunicado, na quarta-feira, 5, em que revela que o novo serviço de blockchain oferece transações e análises de dados dentro de uma infraestrutura segura e privada.

A Nokia também informou que clientes de vários setores podem participar da rede blockchain e se beneficiar da tecnologia descentralizada para transferência confiável de dados.

A empresa explica que o Nokia Data Marketplace “permite uma ampla gama de casos de uso verticais, incluindo carregamento de veículos elétricos, monetização de dados ambientais, automação da cadeia de suprimentos e manutenção preventiva alimentando vários segmentos verticais, incluindo transporte, portos, energia, cidades inteligentes e saúde”. O potencial de integração vertical do seu Data Marketplace de blockchain permite que outros provedores de serviços de comunicação desenvolvam redes semelhantes, completa.

Nokia Data Marketplace

“Com o Nokia Data Marketplace, as empresas e CSPs agora podem se beneficiar de percepções mais ricas e modelos preditivos para impulsionar formas digitais de trabalho e aproveitar novos fluxos de receita”, destacou o vice-presidente de nuvem e serviços cognitivos da Nokia, Friedrich Trawoeger.

Além da troca confiável de dados e monetização, a Nokia também busca, com a implantação da nova plataforma, avançar em questões como tecnologia artificial e aprendizado de máquina por meio de protocolos de aprendizado federado baseados em blockchain.

Com o lançamento, a empresa se torna a mais recente companhia a lançar um serviço corporativo baseado em blockchain, um mercado que já apresentou crescimento significativo, em 2020, e apontado como um  grande potencial de adoção para 2021.  

O crescimento significativo na área de blockchain corporativo também impactou positivamente a ação do preço de projetos de tecnologia de contabilidade descentralizada que estão construindo soluções neste segmento de mercado.

Isso é demonstrado por criptomoedas com foco em empresas, como Stellar Lumen (XLM), XDC da XinFin Network e XRP, que apresentaram boas valorizações nos últimos meses. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes