Yuan digital não funciona para EUA, diz presidente do Fed

Jerome Powell diz que objetivo do Fed é evitar qualquer passo desastroso na digitalização do dólar

Se com o dólar os Estados Unidos são donos da principal moeda de reserva internacional, nos projetos de desenvolvimento de uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC), o país parece estagnado e, de acordo com informações recentes, preocupado com o yuan digital. 

Nesta semana, após a última reunião de política do Federal Reserve (Fed), o presidente da instituição norte-americana, Jerome Powell, afirmou que a abordagem chinesa quanto a CBDC chinesa não funcionaria nos Estados Unidos, já que os países são diferentes e demandam abordagens distintas. 

“A moeda que está sendo usada na China não é aquela que funcionaria aqui. É aquela que realmente permite ao governo ver em tempo real todos os pagamentos pelos quais ela é usada”, disse Powell. 

CBDC

Ele destacou também que o objetivo principal do Fed não é acelerar o mercado, mas evitar qualquer passo desastroso na digitalização do dólar, moeda de reserva dominante no mundo. 

“É muito mais importante acertar do que ser rápido”, observou sobre o fato dos EUA ainda não apresentarem nenhum projeto de moeda digital, diferente do que a China e diversos outros países estão fazendo, inclusive o Brasil, que embora não tenha apresentado nenhum projeto para o real digital, o Banco Central já revelou que está avaliado alguns. 

Além disso, o presidente do Fed disse que o banco central dos EUA está em posição de reserva em relação a um possível CBDC. Segundo ele, a instituição precisa se familiarizar com a tecnologia por trás do projeto antes de tudo e o produto final deve ser compreensível para os cidadãos do país e também para as pessoas em outros países que dependem do dólar.

O estrategista-chefe de mercado da Cambridge Global Payments em Toronto, Karl Schamotta, fez comentários que vão ao encontro do que disse Powell na questão do yuan digital:

“Você está olhando para uma moeda que essencialmente não terá anonimato e estará estritamente sob o controle do estado”, disse ele. 

Enquanto isso, na China…

O país asiático é o que está mais avançado no desenvolvimento de um CBDC, executando programas-piloto para analisar o yuan digital. Um dos testes, aliás, pode ser nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, com a China estudando permitir que atletas e turistas estrangeiros usem a moeda digital chinesa. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes