Ripple pode ser beneficiada em ação após declaração de juíza

Entendimento de Sarah Netburn, que preside o caso que envolve ação movida pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA contra a fintech, é o de que XRP difere do Bitcoin e do Etehreum e portanto acusação de violação de venda não registrada por meio do token pode ser descontruída

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, SEC, entrou com uma ação contra a fintech Ripple e seus fundadores Brad Garlinghouse e Chris Larsen, em dezembro de 2020, sob a alegação de ter havido violação das leis de segurança americanas. Também fala em uma venda não registrada de valores mobiliários por meio do token XRP, controlado pela empresa.

Ripple

O processo vem sendo acompanhando pelo mercado de criptoativos já que o XRP é hoje uma das 10 principais criptomoedas e porque a Ripple é parceira de  vários bancos no mundo por meio de suas soluções de remessa de valores. No Brasil bancos como Rendimento, Itaú e Bradesco usam soluções da empresa.

Uma decisão a favor do regulador americano pode ser extremamente prejudicial para a Ripple e seus investidores. Contudo, uma  decisão favorável à fintech tende a impulsionar o mercado de criptomoedas uma vez que colocaria a SEC em certo 'descrádito', podendo até mesmo acelerar a aprovação de um ETF de Bitcoin nos EUA.

Recente declaração da juíza Sarah Netburn, a oficial que preside o caso, pode jogar mais lenha nessa fogueira, já que a oficial afirmou que o XRP é fundamentalmente diferente do Bitcoin e do Ethereum, duas criptomoedas que já receberam a 'benção' da SEC.

“Meu entendimento de XRP é que ele não só tem um valor monetário, mas também tem uma utilidade e essa utilidade o distingue do Bitcoin e do Ether”, disse.

Bitcoin e Ethereum são diferentes do XRP

A declaração de Netburn é emblemática e cada um dos advogados interpretou a posição da juiza a seu favor.

O advogado da SEC, Jorge Tenreiro, argumentou que sendo o XRP diferente do Bitcoin e do Ethereum  fica claro que ele é um valor mobiliário e que, portanto, a empresa cometeu um ato ilegal ao lançar o XRP sem a liberação da SEC.

"A Ripple tenta dizer que 'não somos diferentes do Bitcoin e do Ether'. Como os próprios advogados de Ripple disseram a eles, você não é como o Bitcoin porque é uma entidade que criou esses ativos... e os esforços dos réus para desenvolver um uso para XRP é o que torna o XRP uma ativo mobiliário", disse.

Já o conselheiro geral da Ripple, Stuart Alderoty, argumenta que justamente o fato do Ripple ter uma utilidade é o que o isenta de ser um valor mobiliário.

“Bitcoin e Ether também têm utilidade ... Bitcoin tem casos de uso que desenvolveu e o Ether têm contratos inteligentes, por exemplo, que podem ser feitos no blockchain Ethereum. XRP desenvolveu ainda uma série de casos de uso e estes começaram muito cedo. O XRP como um ativo digital é útil porque significa que os bancos não precisam ter suas próprias contas fiduciárias em ambas as extremidades e podem distribuir esse dinheiro de forma mais eficaz em outro lugar e o XRP pode ser usado como uma moeda-ponte", argumentou.

O processo segue em análise na justiça americana.

O que é Ethereum (ETH), para que serve e onde comprar?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes