Signal testa transações em criptomoeda dentro do aplicativo

Aplicativo diz que recurso permitirá pagamentos focados em privacidade de forma tão fácil quanto mandar ou receber uma mensagem

O aplicativo de troca de mensagens Signal, que começou a se popularizar ao se tornar uma opção mais segura aos concorrentes, como o WhatsApp, já que é focado em segurança digital e privacidade, anunciou que vai iniciar testes para realizar transações em criptomoedas dentro do app. 

Chamado de Signal Payments, o recurso vai permitir “pagamentos focados em privacidade de forma tão fácil quanto mandar ou receber uma mensagem".

Segundo a Signal Foundation, organização sem fins lucrativos fundada por Matthew Rosenfeld, mais conhecido como Moxie Marlinspike, responsável pela criptografia do WhatsApp, e Brian Acton, cofundador do WhatsApp, o app não terá acesso aos dados financeiros do usuário em nenhum momento e será possível transferir recursos da carteira de criptomoedas para qualquer aplicativo, conta ou serviço de pagamento. 

Nesta primeira etapa de testes, o recurso, que já foi adicionado à nova versão beta do Signal, está disponível apenas no Reino Unido e nos aplicativos para Android e iOS, sem versão para desktop.  Além disso, no momento apenas a carteira da MobileCoin está disponível, a partir da sua própria criptomoeda, a MOB. 

Signal Payments x WhatsApp Pay

A novidade do Signal é uma resposta direta ao WhatsApp Pay, recurso para pagamentos e transações financeiras do mensageiro que pertence ao Facebook, e foi liberado no Brasil pelo Banco Central recentemente.

O WhatsApp passou a ser bastante questionado depois de anunciar sua nova política de privacidade, que compartilha as informações dos usuários com o Facebook. Logo após o anúncio, o Signal teve um pico de download no Brasil, ficando à frente do concorrente tanto na Apple Store como quanto na Google Play Store. 

Queridinho pela privacidade 

O Signal cresceu muito em popularidade e ameaça o WhatsApp por conta da garantia da empresa de segurança e privacidade.  Usado e recomendado por personalidades como o ex-analista da Agência de Segurança Nacional americana (NSA), Edward Snowden, que ganhou fama ao denunciar programas de vigilância em massa dos Estados Unidos; o CEO do Twitter, Jack Dorsey; e o bilionário e fundador da Tesla, Elon Musk; o Signal é uma ferramenta de código aberto, com criptografia de ponta a ponta e sem nenhum tipo de rastreamento ou venda de dados de usuários. 

Não possui anúncios e é financiado por doações de usuários e apoiadores da privacidade, além de profissionais da tecnologia da informação.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes