XRP valoriza mais de 20% após vitória em processo na SEC

Valor atual, de US$ 1,08, é o mais alto desde março de 2018, quando a criptomoeda alcançou a máxima histórica, de US$ 3,30

A recuperação da XRP, criptomoeda da rede de pagamentos da Ripple Labs, continua em crescimento. Depois de chegar a US $ 0,72, na segunda-feira, 5, registrou valorização de mais de 20%, na terça,6, sendo negociada a US $ 1,08.

XRP

Embora a retomada ainda esteja longe da máxima histórica da XRP, atingida em janeiro de 2018, quando alcançou os US $ 3,30, o valor atual é o mais alto desde março daquele ano, e reduzindo a queda de dezembro de 2020 de US $ 0,60 para US $ 0,20 nas últimas semanas. 

O motivo da queda é o processo aberto pela SEC - Securities and Exchange Commission (equivalente à Comissão de Valores Mobiliários no Brasil) contra a Ripple, acusando-a, juntamente com o CEO Brad Garlinghouse e o presidente do conselho, Christian Larsen, de levantar US $ 1,38 bilhão por meio de uma oferta de títulos não licenciada, em agosto de 2013. 

Já a recuperação pode ter vários motivos, como a influência da valorização do ether e o suporte que a criptomoeda pode estar recebendo da comunidade XRP, popularmente chamada de “Exército XRP”, conforme apontou o jornalista Ben Powers, em um painel de discussão da CoinDesk TV, na segunda-feira. 

“Eles ainda estão comprando, ainda estão negociando”, disse Powers, comparando a comunidade dedicada ao XRP a um tribalismo de criptografia, além de destacar que é preciso considerar a negociação da criptomoeda fora dos Estados Unidos. “A SEC pode agir, mas essas são moedas que vão além do alcance apenas dos Estados Unidos”, completou o jornalista. 

Segundo ele, a XRP continua sendo negociada em bolsas menos regulamentadas ou em locais da Ásia, como VCC e HBTC, duas das principais exchanges de XRP, que estão sediadas em Cingapura; a Bidesk, sediada na Austrália; e a própria Binance, considerada a maior exchange do mundo, e que não se enquadra nas regulamentações dos EUA.

“O exército XRP não será dissuadido por uma aplicação da SEC, mesmo que isso signifique que Ripple e XRP possam acabar sendo eliminados de um grande mercado financeiro. Isso provavelmente teria um grande impacto em sua utilidade para outras empresas ao redor do mundo”, avaliou durante o painel o jornalista Danny Nelson.

SEC x Ripple

A disputa judicial entre SEC e Ripple parece estar longe de acabar. No último sábado, 3, o advogado dos executivos da Ripple, James K. Filan, disse no Twitter que a empresa e a SEC chegaram a um acordo para impedir que duas das quatro contas privadas de e-mail Ripple sejam examinadas sob o processo em andamento. 

Mais recentemente, nessa terça-feira, 6, segundo informações da Law360, a juíza Sarah Netburn concedeu à Ripple acesso a documentos da SEC que tratam sobre os ativos criptográficos.

De acordo com a publicação, o advogado do CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, Matthew Solomon, acredita que encontrar evidências de que o SEC considerou XRP semelhante a Bitcoin ou ether, encerraria o processo, já que isso colocaria a criptomoeda fora do alcance regulatório da agência. 

Em resposta, o advogado da SEC, Dugan Bliss, fez críticas à Ripple, acusando a empresa de tentar colocar “em julgamento” a SEC, ao invés de se defender das acusações de irregularidades. 

Comprar XRP vale a pena? Saiba se a Ripple vai subir e valorizar

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes