O que é o Ibovespa futuro e como funciona

Entenda como funciona a negociação futura do índice, que se baseia em expectativas.

Vendedores e compradores firmam contratos com base na pontuação futura do Ibovespa.

Por que muitos investidores realizam suas aplicações hoje, mas de olho lá na frente? Você sabe o que é o Ibovespa futuro e como ele funciona? Vamos explicar neste texto.

Primeiramente, o Ibovespa futuro (INDFUT) é uma espécie de termômetro das negociações que devem acontecer adiante na Bolsa. Ou seja, a negociação se baseia em uma expectativa, quando os investidores acreditam que o índice alcançará determinado número de pontos. Eles podem realizar contratos de compra e venda com base nisso. 

Os ganhos ou perdas têm, portanto, uma relação com a variação dos pontos do Ibovespa no futuro. Se o investidor acredita que ele vai subir um determinado número de pontos e acerta, ele ganha com isso. Se ele fizer um movimento diferente, ele perde. Além disso, não há necessidade da realização da compra de toda cesta de ações que compõem o índice para negociar.

No caso destes contratos futuros, existe sempre uma data para o vencimento e uma expectativa relacionada a esta data. Dá para ganhar tanto com uma expectativa de queda quanto de alta. Desse modo, é importante entender o comportamento do índice para poder trabalhar com as previsões.

 

Posições de comprador e vendedor no Ibovespa futuro

 

Nas negociações relacionadas ao Ibovespa futuro, existem as posições de comprador e de vendedor. Ou seja, existe um investidor que aposta na alta do Ibovespa e acredita que vai ganhar com isso. E existe o investidor que aposta na baixa e que pretende ganhar com a queda do índice.

Por exemplo, imagine que o Ibovespa está em 80 mil pontos e que um investidor negociou um contrato futuro em uma data determinada em 85 mil pontos. Caso o índice continue no mesmo número de pontos nesta data, o investidor perderá dinheiro, pois terá pago a mais por um contrato que está valendo menos. Mas se o índice estiver em 90 mil pontos, ele ganhará mais, pois terá pago menos por um contrato que está valendo mais. 

Ou seja, para ter ganhos, é preciso apostar nas suposições certas relacionadas ao Ibovespa futuro. E isso, naturalmente, exige entendimento do movimento do mercado e do funcionamento do índice. 

Entre as vantagens da negociação do Ibovespa futuro, segundo a B3, estão a possibilidade de replicar o comportamento do índice sem ter o desembolso financeiro do mercado à vista, a possibilidade de manter posição líquidas sem a negociação individual e o uso do instrumento para proteção (hedge).

Ibovespa futuro
Imagem: reprodução / unsplash

Entenda melhor o Ibovespa

 

O Ibovespa é o índice principal da Bolsa de Valores brasileira, a B3. Ele representa uma carteira teórica de cerca de 70 ações de empresas de capital aberto, aquelas que têm maior negociação. Além disso, corresponde a cerca de 80% do número de negócios e volume financeiro do mercado de capitais brasileiro. 

Ou seja, nem todas as ações têm representação no Ibovespa, apenas as principais, por isso o índice muda a cada quatro meses para expressar essa realidade. Devido à sua representatividade, o Ibovespa é tido como o benchmark do mercado de ações brasileiro. A carteira atual do índice, que serve como referência para as negociações do Ibovespa futuro, fica à disposição no site da B3.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes