Perfil de investidor: por que ele é importante e como entender o seu

Conservador, moderado ou agressivo? Confira o que cada perfil considera.

Entender relação com segurança, risco e liquidez é fundamental para montar uma carteira de investimentos mais certeira.

Se você está começando a investir, já deve ter ouvido falar sobre a importância de entender seu perfil de investidor. De fato, ter esse entendimento é fundamental para montar uma estratégia de investimentos que faça sentido. E a regra número 1 é que cada investidor é de um jeito, por isso não dá para recomendar as mesmas opções para todo mundo. 

Primeiramente, vamos entender um pouco mais sobre o que é o tal perfil de investidor. Se trata de uma análise que permite a identificação de preferências, expectativas e aversão ao risco relacionada a investimentos. Por exemplo, você correria o risco de perder parte do dinheiro em uma aplicação que também poderia proporcionar um lucro bem maior? Algumas pessoas sim, outras não.

 

Perfil de investidor considera 3 pontos-chave

 

De forma geral, a análise do perfil de investidor considera 3 pontos importantes: segurança, liquidez e rentabilidade. Existem testes, que hoje em dia são realizados pela internet mesmo, que apontam o quanto você estaria disposto a arriscar para ganhar mais ou o quanto preferiria abrir mão de ganhar mais em nome da segurança por exemplo.

A liquidez também é fundamental, já que algumas aplicações exigem mais tempo de investimento e não permitem o saque antecipado. Ou até permitem, mas com possibilidade de perda para quem investiu. Dessa forma, dependendo dos objetivos para o seu investimento, é preciso que exista mais liquidez, e isso também faz parte da análise do perfil do investidor

 

Conservador, moderado ou arrojado?

 

Normalmente o investidor se enquadra em um desses perfis: conservador, moderado ou arrojado. Um investidor conservador prioriza a segurança em detrimento do lucro. Ou seja, é alguém que não gosta de ficar arriscando o dinheiro, mesmo que seja para tentar ganhar mais. Algumas coisas também podem influenciar essa questão, como a fase de vida. É natural que alguém mais jovem e com menos responsabilidades financeiras possa arriscar um pouco mais.

Já o investidor moderado é uma mistura dos perfis conservador e arrojado. Ou seja, ele ainda quer segurança, mas pode arriscar um pouquinho mais para tentar conseguir um retorno melhor. E o investidor arrojado, por sua vez, é que aquele que se sente mais à vontade para correr riscos, investindo em ações por exemplo. Quem tem esse perfil de investidor não se abala facilmente com perdas. 

Perfil de investidor
Imagem: reprodução / unsplash

Diversificar é fundamental

 

Agora que você já sabe o que é o perfil de investidor, saiba que é muito importante conhecê-lo antes de começar a investir. Isso porque o mercado tem inúmeras opções de investimento e não dá para sair colocando o dinheiro em qualquer coisa sem entender se as características do produto são adequadas para o que você quer ou aceita.

É fundamental saber também que, independente do perfil do investidor, a diversificação deve estar presente em qualquer carteira. Ou seja, ninguém deve investir 100% do capital em apenas uma alternativa. Investidores arrojados podem investir em renda variável, mas precisam ter uma parte dos investimentos em opções mais conservadoras por exemplo. E o contrário também é possível!  

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes