Qual será o rendimento da poupança em 2021?

Em 2020, o rendimento ficou em 2,11%, menor que a prévia oficial da inflação do ano passado, de 4,23%

Através do rendimento da poupança é possível saber quanto seu investimento valorizou. Para aqueles que buscam as melhores e mais seguras alternativas de investimento, essa pode ter sido uma das opções consideradas. Entretanto, é preciso saber que as previsões para 2021 não estão tão favoráveis.

Em 2020, o rendimento ficou em 2,11%. O valor foi menor que a prévia oficial da inflação do ano passado, de 4,23%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Com a taxa Selic em 2%, as projeções para o rendimento da poupança em 2021 podem não ser as melhores.

 

Como é calculado o rendimento da poupança?

O rendimento da poupança é igual a 70% da Taxa Selic mais a Taxa Referencial. Entretanto, há anos a Taxa Referencial está quase zerada. Já a Taxa Selic é revista pelo Copom, e só em 2020 apresentou nove quedas seguidas. Quanto menor é a Taxa Selic, menor é o rendimento da poupança. Dessa maneira, a visualização do cálculo simples é:

  • Rendimento da poupança = 70% da Selic + TR (Taxa Referencial)

A poupança possui liquidez diária. Assim, é possível resgatar os valores aplicados quando desejar. Contudo, para sacar os valores investidos com o rendimento, é necessário se atentar as datas específicas chamadas aniversário da poupança.

 

Qual foi o rendimento da poupança em 2020?

No primeiro mês de 2020, o rendimento da poupança foi de 0,25%. Ou seja, já apresentou uma queda em relação ao registrado em dezembro de 2019, quando rendeu 0,28% . Veja o rendimento mês a mês:

  • Janeiro: 0,25%
  • Fevereiro: 0,25%
  • Março: 0,24%
  • Abril: 0,21%
  • Maio: 0,21%
  • Junho: 0,17%
  • Julho: 0,13%
  • Agosto: 0,13%
  • Setembro: 0,12%
  • Outubro: 0,12%
  • Novembro: 0,12%
  • Dezembro: 0,12%
  • Acumulado: 2,11%

Este é o rendimento para depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012. Para aqueles realizados antes dessa data, o rendimento é o mesmo todos os meses: 0,5%.

 

Qual será o rendimento da poupança em 2021?

No momento, os valores da tabela ainda não foram fornecidos. Eles são atualizados mensalmente com o rendimento da poupança do mês anterior. Contudo, especialistas antecipam que a poupança para 2021 pode não ser a melhor escolha ao considerar a taxa básica de juros Selic, que se encontra em um patamar menor. Além disso, pode ser incompatível com a inflação.

 

Como funciona a taxa Selic?

Trata-se da taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). A Selic equivale à taxa básica de juros da economia brasileira, e serve como parâmetro para definir todos os outros tipos de juros, como os juros aplicados em empréstimos, por exemplo. É regulada pelo Banco Central, sendo assim a cada 45 dias há a reunião da Copom para definir a meta da taxa.

A Selic é o principal instrumento de política monetária usado pelo órgão para ajudar a controlar a inflação. Nesse sentido, a inflação oficial do país está acima do centro da meta do ano. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) somou 0,89% no mês de novembro e acumula 4,31% em doze meses, ao passo que a meta de inflação para 2020 é de 4%. Na última reunião, realizada entre os dias 19 e 20 de janeiro, mantiveram a taxa Selic em 2% ao ano.

 

Leia também:

Poupança: precisa declarar no Imposto de Renda?

Investimento melhor que a poupança? Conheça 10 opções em renda fixa

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes