Veja os investimentos que ganharam e perderam da inflação em abril

Índice de Preços ao Consumidor Amplo acumula alta de 6,76% em 12 meses fechados em abril

Com o anúncio da inflação de abril, de 0,31%, o que leva o acumulado do IPCA para 6,76% em 12 meses, é possível avaliar o desempenho dos investimentos  em diferentes períodos. Convém saber se eles estão blindando o dinheiro dos efeitos da inflação, ou não, e se ainda estão oferecendo algum ganho real. A bolsa não decepcionou. Já a caderneta proporcionou perdas ao dinheiro aplicação em relação à inflação.

A aplicação em ações aparece como destaque positivo tanto nos resultados em 12 meses como em abril, segundo estudo feito por Einar Rivero, da plataforma Economatica. A alta do Ibovespa, que mede a evolução das ações com maior liquidez em pregão, nos últimos 12 meses, é de 38,33% acima da inflação. Na prática, esse também é o ganho real embutido em aplicações que seguem de alguma forma o índice. Em abril, a Bolsa, com alta de 1,94%, também superou em 1,62% a inflação.

O segmento de ações só não aparece bem na foto com os resultados acumulados em 2021: de janeiro a abril, a bolsa tem alta residual de 0,049%, mas quando comparada à inflação de 2,42% do período, a desvalorização do Ibovespa é de 2,37%.

No período de 12 meses, os fundos multimercados apresentam uma valorização de 4,44% acima da inflação, medida pelo índice IMA-B.

Resultados dos investimentos no ano

Em 2021, apenas a cotação do dólar registra alta acima da inflação, de 1,58% no período de janeiro a abril. Mas em compensação, a moeda norte-americana decepciona em 12 meses, com queda de 6,74%

No mês passado, o dólar também caiu e apresentou o pior desempenho, com desvalorização de 5,45%. Logo atrás veio o euro, com queda de 3,14%, e na terceira posição, o ouro, com queda de 1,12%. Vale ressaltar que o ouro registrou a maior perda no ano, com queda de 5,56% no intervalo de janeiro a abril.

Entre os investimentos, os fundos imobiliários também não foram bem nesses quatro meses do ano: o índice que mede o desempenho desses fundos, o Ifix, registra queda de 2,62% no período.

Juro abaixo da inflação gera perdas para a renda fixa

A taxa de juros está sem fôlego para repor ao dinheiro as perdas para a inflação. A taxa do CDI, que acompanha de perto a Selic, e serve como referência para outras aplicações em renda fixa apresenta um queda de 4,32% em termos reais.

A perda da caderneta, que tem sua remuneração equivalente a 70% da Selic, é ainda maior, em um ano é de 4,80%. Segundo o levantamento da Economatica, esse é o pior desempenho da poupança desde junho de 2003, quando a queda foi de 4,94% para um período de 12 meses.

Segundo Einar, quem tem aplicação na poupança vem contabilizando perdas seguidas do poder aquisitivo desde setembro de 2020. Ou seja, a de abril é a oitava.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes