Brasil segue estagnado no índice de percepção de corrupção em 2020

O relatório é divulgado anualmente para ranquear os países mais íntegros e mais corruptos do mundo. O Brasil está em baixa posição.

O Brasil segue abaixo da média mundial e latina no ranking de percepção de corrupção. O país ocupa, neste ano, a posição de 94°, entre os 108 países participantes. Os países com as melhores pontuações em 2020 foram Dinamarca e Nova Zelândia. Já o pior no ranking foi a Somália.

Pontos do Brasil no índice de percepção de corrupção

A escala do índice vai de 0 a 100, quanto mais próximo de 100 menos percepção de corrupção no país há, ou seja, mais integra é a nação. E quanto mais próximo de 0, mais corrupto é o país. O Brasil em 2020 ficou com 38 pontos, contra 35 em 2019. Contudo, a escala trabalha com uma margem de erro de 4 pontos para mais ou para menos. Ano passado, o Brasil estava na posição 106°. Mesmo com uma pequena melhora, o país ainda segue estagnado no ranking.

Outros países

Além disso, o país ainda fica atrás da média dos países da América Latina, que foi de 41 pontos. Também está abaixo da média mundial de 43. Com exceção dos anos de 2012 e 2014, o país sempre esteve abaixo da média global.

Dinamarca e Nova Zelândia, que estão no topo da lista, somam, cada um, 87 pontos. Já a Somália ficou com apenas 9.

A pior nota da América Latina foram os 15 pontos da Venezuela. Já a maior ficou com Uruguai com 71. Os Estados Unidos aparecem empatados com o Chile em 67 pontos.

Índice de percepção de corrupção

O Índice de Percepção da Corrupção é um indicador de transparência e corrupção entre os países no mundo todo. A iniciativa foi criada em 1995 e avalia 180 países. A Transparência Internacional é o órgão que divulga as listas de percepção de corrupção anualmente. É considerado um dos mais indicativos de corrupção entre nações do mundo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes