Com atraso, Brasil decide fechar as fronteiras para o Reino Unido

Dois depois de 40 países decretarem medidas restritivas para passageiros vindos da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, o Diário da União publicou uma portaria.

O governo federal do Brasil decidiu na noite de quarta-feira (23) proibir temporariamente a entrada de voos e passageiros oriundos do Reino Unido. A medida foi feita por conta da nova mutação do coronavírus que está circulando nos países da região. A restrição vai começar a valer a partir desta sexta (25). A decisão está incluída em uma portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

O texto foi assinado pelos ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça e Segurança Pública) e Eduardo Pazuello (Saúde).

Brasil fecha fronteiras para o Reino Unido

O Reino Unido é formado por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

O Brasil tomou a decisão depois que 40 países já haviam fechado suas fronteiras para passageiros que passaram pelo Reino Unido. Entre eles, é possível citar, Holanda, Luxemburgo, Dinamarca, Espanha e França. Os governos tomaram a decisão na segunda-feira (21).

“Fica suspensa, em caráter temporário, a autorização de embarque para a República Federativa do Brasil de viajante estrangeiro, procedente ou com passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte nos últimos quatorze dias”

Qualquer estrangeiro que tiver passado pelo Reino Unido, dentro de 14 dias, deve chegar ao Brasil e ficar em isolamento social por duas semanas.

Brasil fecha fronteiras para o reino unido
Foto: getty images

Outras medidas

Além de fechar as fronteiras para o Reino Unido, a portaria do Brasil também fez outras medidas restritivas para estrangeiros. É necessário que o passageiro que chegar ao Brasil, comprove que não está infectado, por meio de um teste RT-PCR, que tem validade de 72 horas. Esse é o único exame válido, pois reconhece se o vírus está ativo no organismo do individuo.

Crianças com menos de 12 anos acompanhadas não precisam apresentar, mas seus responsáveis sim. Caso elas estejam desacompanhadas, devem mostrar o exame. Essa exigência começa a valer a partir do dia 30 de dezembro.

Rodovias

Além disso, a partir de hoje as fronteiras terrestres e fluviais estão fechadas. Segundo a portaria, nenhum estrangeiro consegue entrar no país por meio de rios ou rodovias. Só estarão liberados para entrar no Brasil os paraguaios e moradores de cidades na fronteira, com exceção de venezuelanos.

Quem pode entrar no Brasil?

As restrições não valem para que for:

  • brasileiro naturalizado;
  • imigrante com residência de caráter definitivo; não é válido para venezuelanos;
  • profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional;
  • funcionário estrangeiro que atue para o governo brasileiro;
  • estrangeiro que tenha as seguintes relações com brasileiro, cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador- não vale para venezuelanos;
  • estrangeiro autorizado pelo governo devido à interesse público ou a questões humanitárias;
  • estrangeiro que tenha o Registro Nacional Migratório - não válido para venezuelanos;
  • trabalhador de transporte de cargas, como motoristas, por exemplo.
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes